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Como lidar com a demissão?

 

Diante da atual situação política e econômica do Brasil, muitos profissionais estão apreensivos com relação à permanência em seus empregos. A onda de demissões e cortes tem avançado e, com isso, a iminência do desemprego, também. E lidar com esse cenário, tanto para os funcionários que veem seus empregos ameaçados quanto para os gestores, que têm a dura tarefa de demitir, tem sido o desafio para muitos profissionais.

 

Do lado dos líderes, não existe uma maneira mais fácil para dispensar alguém, pois a missão envolve fatores emocionais, financeiros e de carreira, mas, para os profissionais de RH, a saída é investir na transparência e sinceridade, ao informar sobre o desligamento.

 

Na Santillana Brasil, a demissão é o último recurso e, caso seja necessária, há um alinhamento entre o gestor, RH e também com a matriz da companhia. De acordo com Sergio Rodrigo de Souza, coordenador de RH, a empresa acredita que sinceridade e clareza, ao dispensar o funcionário, é o melhor caminho a ser seguido. “Demitir alguém é sempre uma tarefa muito difícil, mas sempre orientamos os gestores para que esclareçam o porquê do desligamento e deem um feedback final. O profissional precisa saber porque está sendo dispensado e, mais do que isso, precisa conhecer seus erros para que possa corrigi-los e evitar cometê-los numa futura oportunidade profissional”, enfatiza.

 

Já do lado do colaborador, caso a demissão se concretize, o profissional pode aproveitar o fato para sair da zona de conforto e investir em outros projetos, oportunidades, ou até mesmo empreender. É natural sentir medo diante das perspectivas futuras, mas é importante definir um “plano B” para enfrentar a situação.

 

Confira algumas dicas:

 

  • Invista no networking: procure sua rede de contatos e mantenha o relacionamento, mesmo antes da demissão.
  • Atualize-se: participe de cursos, treinamentos, eventos ligados à área para aprimorar os conhecimentos.
  • Crie oportunidades: se o emprego está difícil, aumente suas chances ao investir em um novo negócio. Para isso, estude segmentos, procure afinidades e capacite-se. 

Saia da zona de conforto

Saia da zona de conforto

 

Já dizia Mahatma Gandhi: “você nunca saberá que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer nada, não existirão resultados”. A máxima do líder religioso define com simplicidade a conhecida expressão “zona de conforto”. O termo ganhou força ao definir, de maneira ampla, os comportamentos, pensamentos e atitudes constantemente repetidos por um indivíduo. Em outras palavras, é o hábito de não se arriscar e fazer cotidianamente as mesmas tarefas.

 

Com as mudanças constantes no ambiente corporativo, o profissional que se mantém estático e desempenha sempre as mesmas tarefas perde a oportunidade de crescer e evoluir. Esse comportamento pode ser perigoso para a carreira, uma vez que o crescimento profissional demanda certa dose de risco e mudanças constantes, seja para buscar uma promoção dentro da empresa, uma nova oportunidade de trabalho, ou para se aventurar em um empreendimento próprio. Por vezes, abandonar a zona de conforto se torna vital para estimular o desenvolvimento pessoal e a produtividade.

 

Confira algumas dicas para sair da zona de conforto e mandar para longe esse comportamento que impede a evolução:

 

  • Arrisque-se, não tenha medo da frustração.
  • Identifique quais são os seus maiores medos e comece a desafiá-los aos poucos.
  • Estabeleça novas metas e trace formas concretas de alcançá-las.
  • Invista no job rotation como forma de adquirir mais experiência e, acima de tudo, visão estratégica, contribuindo para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.