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Quem é o dono da sua carreira?

 

Esta parece uma pergunta sem sentido porque, afinal de contas, se a carreira é minha, é lógico que eu sou o dono dela. Mas na maioria das vezes a resposta não é tão simples assim.

 

Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que a maioria dos trabalhadores atribui a sua frustração profissional à falta de um plano de carreira bem estruturado dentro da empresa. Em outras palavras, estas pessoas estão dizendo que o seu futuro está nas mãos de outros profissionais e não delas próprias.

 

O escritor norte-americano Alvin Toffler escreveu: “ou você tem uma estratégica própria, ou então é parte da estratégia de alguém”. Agora responda: você tem uma estratégia própria para o crescimento da sua carreira ou está aguardando que alguém faça isso por você?

 

Segue um bom conselho: não espere. Seu futuro está em suas mãos e nas atitudes que você adotar a partir de agora. Talvez a sua questão seja como fazer isso? Não existe um único caminho, mas você pode adotar alguns comportamentos que vão ajudar muito.

 

Em primeiro lugar, seja um protagonista e não uma vítima dentro do sistema. Pratique o intraempreendedorismo todos os dias. Reflita sobre o que pode ser melhorado no seu dia-a-dia na empresa e compartilhe com os demais.

 

Outro comportamento importante é não ficar apenas reclamando, mas assuma uma postura de sugerir alternativas. Empresas sempre têm problemas e questões a serem superadas e depende muito de você a correção dos rumos em favor de todos e, claro, também de você.

 

Lembre-se de fornecer feedbacks e solicite que façam o mesmo com você. É desta forma que nos desenvolvemos e melhoramos nossas capacidades, buscando sempre o aperfeiçoamento a partir de orientações saudáveis e bem-intencionadas.

 

E mais do que nunca: planeje onde você quer chegar com a sua carreira e trace um plano para que isso aconteça. Inclua neste planejamento as alternativas disponíveis dentro da sua empresa, levando em consideração os “apoiadores” que podem te ajudar a crescer na estrutura. Caso isto se mostre de fato inviável, acrescente as possibilidades oferecidas pelo mercado, tanto como empregado, quanto como profissional autônomo.

 

Ao assumir as rédeas da sua carreira, você vai ver que é possível levá-la onde quiser, mesmo que obstáculos surjam algumas vezes, mas você tem o poder de controlá-lo. Basta não desistir.

A situação faz a apresentação

 

Saber comunicar-se é requisito básico para quem deseja uma promoção, vender um produto, ou apenas apresentar uma ideia. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é técnica que se aprende e não se limita apenas a uma sala de reuniões. Mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar líderes, clientes e colegas.

 

Para isso, existem algumas estratégias para fazer apresentações em diferentes situações. Confira e prepare-se:

 

- Apresentação no final do expediente: por ser no final do dia, a concentração dos participantes se torna mais difícil, por isso, prenda a atenção de todos logo no começo, mostre que o assunto é importante e estimule o público com perguntas.

 

- Apresentação para a diretoria: em reuniões de diretoria, seja ágil e objetivo. Diretores normalmente não dispõem de muito tempo, por isso, utilize o momento com propostas e justificativas bem estruturadas.

 

- Apresentação no almoço de negócios: previamente, estabeleça um acordo entre os participantes, definindo se a conversa será realizada antes ou depois da refeição, justamente para não disputar a atenção dos interlocutores com a comida.

 

- Apresentação em 10 minutos: se o seu interlocutor é uma pessoa muito ocupada, improvise e aposte nos intervalos entre a sala dele e o elevador. Nesse caso, seja breve e crie oportunidades para uma nova conversa, com mais detalhes. Instigar é o segredo.