Itens com a tag reputação .

Boa reputação atrai boas oportunidades

 

Como profissional do mercado, ao procurar uma oportunidade de trabalho certamente você pesquisa quais são as características da empresa, antes de encaminhar o seu currículo e participar do processo seletivo.

 

Portanto, o inverso é absolutamente verdadeiro. Cada vez mais as organizações se empenham em pesquisar previamente as características dos candidatos antes de dispenderem várias horas em dinâmicas e entrevistas para a escolha dos melhores perfis.

 

O que talvez você ainda não tenha se dado conta é que este processo de levantamento prévio de informações, realizado pelas empresas, está se tornando cada vez mais criterioso e aprofundado.

 

Até recentemente, as avaliações mais detalhadas eram feitas apenas para o preenchimento de elevados cargos de gestão, especialmente para presidentes, conselheiros, vice-presidentes, superintendentes e diretores.

 

Atualmente, até mesmo cargos operacionais como os de analistas, coordenadores, supervisores e auxiliares têm recebido atenção mais focada dos contratantes, especialmente quanto à sua credibilidade, valores éticos e probabilidade de manter em sigilo informações privilegiadas da empresa.

 

Consultorias especializadas são contratadas para detectar potenciais riscos oferecidos pelos candidatos, detectados a partir de criteriosa pesquisa sobre a vida pessoal e o passado profissional de cada um.

 

Isto gera um alerta para você e para os demais profissionais do mercado: cuide da sua reputação. Todos os passos em falso dados no sentido de um comportamento duvidoso ou de práticas condenáveis serão investigados e utilizados para depor contra a sua candidatura a um novo cargo ou emprego.

 

A exposição da sua vida pessoal e ideias compartilhadas nas redes sociais é o ponto de partida. Caso você defenda posturas de ódio, racistas ou totalitárias, certamente ficará retido neste filtro inicial. Mas a análise vai muito além disso.

 

As empresas especializadas levantam informações complementares sobre conflitos de interesses por suas associações com concorrentes e fornecedores, ações judiciais nas quais esteja envolvido, violações de leis e regras de mercado, aparições em entrevistas nas mídias, histórico profissional, ações trabalhistas, envolvimento em processos por fraldes e muito, muito mais.

 

Ao mesmo tempo que este procedimento expõe os maus profissionais, ele valoriza e beneficia os candidatos que além do conhecimento técnico, possuem valores e comportamentos éticos que estão de acordo com as melhores práticas de convivência social, baseada nos princípios da honestidade.

 

Por isso, é bom insistir mais uma vez: cuide da sua reputação porque ela pode garantir a você oportunidades de trabalho nas mais conceituadas organizações do mercado.

Mudança de emprego: o que avaliar?

 

Em qualquer circunstância, a possibilidade de mudança de emprego gera muita apreensão nos profissionais, mas quando o momento econômico traduz  insegurança, é natural que surja certo tipo de hesitação diante da possibilidade de movimentação na carreira.

 

Nesse momento, cabe ao profissional avaliar alguns pontos, que vão além do  tradicional aumento de salário. A decisão exige cautela e senso crítico, uma vez que em um momento economicamente inseguro, é preciso enxergar se a empresa que oferece a proposta de trabalho está posicionada e se terá condições de lidar com eventual crise.

 

Vale colocar na balança outros fatores, considerar os riscos e se os possíveis prejuízos valem a pena. Confira:

 

  • Reputação da empresa: avalie como é a percepção dessa empresa no mercado, sua projeção nacional ou mesmo internacional. Ao mesmo tempo, observe a empresa em que você está e a sua visibilidade no cenário atual.
  • Função a desempenhar: estude quais serão as suas atribuições na nova empresa e avalie se estão de acordo com suas expectativas e metas para a carreira.
  • Remuneração e pacote de benefícios: um salário atraente pode ser estimulante, mas antes, porém, cabe avaliar se um aumento na remuneração vale mesmo a pena. Algumas vezes é melhor ter paciência e continuar onde está.