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Você sabe o que é Meritocracia?

 

A expressão ganhou destaque no dia a dia das empresas, mas, muitas vezes, seu significado é desconhecido por boa parte dos profissionais. Derivada do latim, a palavra meritocracia significa obter, merecer, e está baseada no mérito de colaboradores que atingem os resultados esperados. A meritocracia, portanto, tem sido utilizada em processos de reconhecimento, com o objetivo de valorizar e reter os colaboradores que realmente fazem a diferença nos negócios; garantem os resultados e o crescimento constante da organização.

 

A partir desse valor, empresas e gestores têm adotado o conceito como forma de definir critérios de valorização de seus colaboradores, sem fazer uso das afinidades, ou a partir das temíveis “panelas”, tão comuns no ambiente corporativo. Por isso, o gestor que decide implementar a meritocracia em sua empresa precisa ficar atento ao comportamento de seus funcionários, seus hábitos de trabalho e nas relações com os demais colegas. Isso porque colaboradores motivados apresentam melhor desempenho e reconhecê-los, de forma que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores, pode ser a chave para o sucesso.

 

E o colaborador precisa estar atento a suas posturas, seus comportamentos, e a atitudes que possam “minar” suas chances de crescimento dentro da companhia. Para conquistar uma promoção, por exemplo, o profissional pode investir em ações que contribuam para o fortalecimento de sua imagem pessoal, como cursos de aprimoramento, ser mais participativo, saber trabalhar e se relacionar em equipe, ser pontual, comprometido, autêntico, e vestir a camisa da empresa.

Você conhece a carreira em W?

 

Tradicionalmente, na evolução da carreira, o profissional passa por diversas fases, entre as posições de analista, gerente, até chegar ao cargo de diretor. Esse modelo de plano de carreira tem sido substituído, em muitas empresas, uma vez que a famosa carreira em “Y”, na qual o profissional pode escolher entre a carreira gerencial ou a técnica, já não é suficiente.

 

Isso porque algumas empresas pensaram em uma terceira opção, que contemplasse a evolução profissional, e assim surgiu a carreira em “W”. O sistema é empregado com sucesso em empresas de tecnologia, pois garante a todos os cargos o mesmo nível de equivalência.

 

O fato é que há uma complexidade na trilha das carreiras, já que, dependendo da empresa, há ainda outros fatores que influenciam no nível de gerenciamento, e conforme a área de atuação, esse tipo de organograma pode não se adequar. Em linhas gerais, a carreira em “W” prevê áreas de baixa, média e alta complexidades, ou seja, áreas operacional, administrativa, técnica, executiva, de especialidades e multifuncionalidades. Todas autogerenciáveis.

 

A verdade é que, na teoria, qualquer empresa pode ter carreiras paralelas. Vai depender apenas da importância que os diretores, presidentes e sócios dão ao fato de terem pessoas bem qualificadas em suas áreas de conhecimento.

Como lidar com os 4 perfis profissionais mais comuns

 

É natural, no ambiente profissional, conviver com pessoas de diversas personalidades e estilos. Há aqueles mais expansivos, os introspectivos, proativos e uma infinidade de outros perfis. Mas, de acordo com a consultoria i9ação, foi possível mapear, com base no relacionamento de mais de 30 mil profissionais brasileiros, que os colaboradores se dividem em quatro tipos bem definidos: 45% conectados, 30% realizadores, 15% detalhistas e 10% observadores.

 

De acordo com a i9ação, a pesquisa pode contribuir para melhorar a produtividade e favorecer a solução de problemas, pois permite que o profissional reconheça as características.

 

Aproveite para saber detalhes dos diferentes perfis e como se relacionar com cada um deles, no ambiente profissional:

 

Conectado: sua característica marcante é falar muito e ser muito sensível. São pouco objetivos e dão mais valor à forma de se expressar do que à informação. Para lidar com ele, é necessário aproximar-se. Uma conversa direta pode surtir mais efeito do que um e-mail.

 

Realizador: esse profissional age rapidamente, por possuir espírito empreendedor. Precisa ter direcionamento para não resolver tudo de maneira afobada.

 

Detalhista: sua característica é pensar antes de agir, ponderando os prós e contras de uma questão. Costuma trabalhar mais individualmente e, por isso, precisa ser conduzido para compreender que, às vezes, os sentimentos dos outros devem ser avaliados, no momento de uma escolha.

 

Observador: costuma ser bastante analítico. Por observar muito, pode ter dificuldade com prazos. É preciso paciência, ao direcioná-lo ao trabalho. 

A situação faz a apresentação

 

Saber comunicar-se é requisito básico para quem deseja uma promoção, vender um produto, ou apenas apresentar uma ideia. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é técnica que se aprende e não se limita apenas a uma sala de reuniões. Mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar líderes, clientes e colegas.

 

Para isso, existem algumas estratégias para fazer apresentações em diferentes situações. Confira e prepare-se:

 

- Apresentação no final do expediente: por ser no final do dia, a concentração dos participantes se torna mais difícil, por isso, prenda a atenção de todos logo no começo, mostre que o assunto é importante e estimule o público com perguntas.

 

- Apresentação para a diretoria: em reuniões de diretoria, seja ágil e objetivo. Diretores normalmente não dispõem de muito tempo, por isso, utilize o momento com propostas e justificativas bem estruturadas.

 

- Apresentação no almoço de negócios: previamente, estabeleça um acordo entre os participantes, definindo se a conversa será realizada antes ou depois da refeição, justamente para não disputar a atenção dos interlocutores com a comida.

 

- Apresentação em 10 minutos: se o seu interlocutor é uma pessoa muito ocupada, improvise e aposte nos intervalos entre a sala dele e o elevador. Nesse caso, seja breve e crie oportunidades para uma nova conversa, com mais detalhes. Instigar é o segredo.