Itens com a tag personalidade .

Introvertido: mostre o seu poder!

Introvertidos

 

Ao imaginar uma pessoa introvertida, de imediato, vem a ideia de alguém tímido, quieto ou, ainda, com dificuldade na interação social. Mas esse pensamento nem sempre corresponde à realidade, pois, de acordo com o fundador da Psicologia Analítica, Carl Gustav Jung, o ambiente pode influenciar na construção da personalidade. Ele ainda afirma que é incorreto afirmar que determinada pessoa é 100% introvertida, ou extrovertida, isso porque o ser humano carrega esses dois traços na personalidade e, naturalmente, pode expressar um lado mais do que o outro.

 

Em outras palavras, os introvertidos e extrovertidos diferem, principalmente, na maneira como reagem às influências do ambiente onde estão. Para os introvertidos, não é somente a calma, mas  ter mais controle do que acontece com suas emoções, sem precisar do reconhecimento de todos. Ser introvertido está ligado ao mundo do pensamento, de pensar antes de agir ou falar, ou seja, vale muito mais o que sente diante das situações do que a situação em si.

 

Entre suas principais características, destacam-se:

 

  • São pensadores: as pessoas com essa habilidade têm mais capacidade de tomar decisões mais assertivas.
  • São observadores: muitas vezes prestam atenção em elementos, nas conversas, ou no ambiente, que podem passar despercebidos para outras pessoas.
  • São bons ouvintes: costumam ser pessoas atentas às necessidades alheias, pois conseguem facilmente se colocar no lugar do outro (empatia).

 

Desta forma, observar essas características favorece não somente o próprio profissional no processo de autoconhecimento, como também as pessoas do seu convívio. Isto é, um gestor que conhece as virtudes de um profissional introvertido pode investir em suas potencialidades e obter ótimos ganhos.

 

Mas, para a sorte dos introvertidos, o mundo está mudando e aquele modelo que afirmava que só os extrovertidos eram o ideal de sucesso, está caindo e muitas empresas estão percebendo como cada perfil tem suas qualidades e como essa diversidade é produtiva e vantajosa. E devido a essa quebra de paradigma, é chegado o momento do profissional com essas características mostrar o seu valor, revelando e reforçando  quanto podem ser benéficas para diferentes negócios. 

Comportamento versus Personalidade nos processos seletivos

 

Muito utilizados em processos seletivos, os testes psicológicos são importante ferramenta para avaliar e também ajudar a revelar com maior clareza o perfil comportamental de um candidato. Isso porque muitos profissionais apresentam comportamento diferente do que é de fato a sua personalidade.

Em outras palavras, durante uma entrevista de emprego, a pessoa pode se revelar de uma maneira, mas ao participar do teste que avalia sua personalidade, apresentar-se de forma diferente do que é na realidade. Como revela Andréa Moraes Cruz, analista de Recursos Humanos da Santillana Brasil, responsável pelo recrutamento e seleção da companhia, os testes psicológicos são específicos para identificar esse  comportamento. “Quando percebemos que um candidato demonstrou um comportamento na entrevista diferente do que apontou em seu perfil, podemos levantar hipóteses. Assim, é fundamental a comparação entre os comportamentos avaliados numa entrevista e o que sugere seu perfil comportamental. Para isso, utilizamos outros tipos de ferramentas, como a observação, escuta analítica e entrevista por competência”, enfatiza.

Além de ser importante canal de avaliação no processo seletivo, a ferramenta possibilita que o gestor defina o perfil para determinada função, e desta forma, enriqueça a equipe com profissionais que estejam em sintonia com a sua realidade. Para que os resultados sejam positivos, entretanto, é importante que o profissional de RH e o gestor estejam alinhados na busca do profissional, como afirma Andréa: “Um processo seletivo assertivo se inicia com um bom alinhamento de perfil. O analista precisa ter claro o que o gestor espera do profissional que atuará com ele. Cabe ao gestor ser o responsável por avaliar critérios técnicos do cargo ocupado. Logo, é possível buscar profissionais de forma mais direcionada, de acordo com os critérios técnicos e as competências que esse profissional precisa ter”.

Qualquer que seja o meio utilizado durante o processo seletivo, é natural que o candidato fique apreensivo e, por vezes, não revele a sua verdadeira essência. Importante, nesse caso, é manter-se atento às seguintes dicas:

  • Por exigir maior concentração e disponibilidade , é importante  se preparar de forma adequada, para isso, é fundamental ter uma boa noite de sono e alimentar-se bem para garantir bom rendimento intelectual.
  • Procure chegar com antecedência ao local, para conhecer e se adaptar ao ambiente.
  • A sinceridade é o melhor caminho, por isso, seja honesto ao transmitir as suas informações.
  • É natural o nervosismo, mas procure pensar positivamente e não focar sua atenção no que vai acontecer.