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Paciência: qualidade fundamental para o sucesso

 

Proatividade, ambição, criatividade, capacidade de liderança… todas essas são características que costumam ser apontadas como essenciais para o sucesso na carreira. Mas nenhuma delas nos leva para frente se faltar uma outra: a paciência. 

 

É dela que vêm algumas das qualidades fundamentais para um líder, como o autocontrole, a resiliência, a capacidade de foco, a humildade. 

 

É também por meio da paciência que sabemos aguardar o momento certo de investir, aguentar resultados negativos enquanto um projeto ainda não alcançou a meta esperada ou lidar com os erros de uma equipe. 

 

Mas, e quando somos pacientes demais, o que acontece? Assim como qualquer traço de personalidade, a paciência pode fazer mal, se excessiva. Enquanto o impaciente age de maneira afobada, o muito paciente perde o tempo de agir. 

 

A chave é não confundir paciência com passividade. Um bom líder pode ser tolerante com os erros de sua equipe, mas não deve aceitar qualquer atitude sem cobranças. Da mesma forma, aguardar o tempo certo para ver os resultados de um projeto é uma virtude, mas não se pode esperar para sempre. 

 

Conheça algumas dicas para saber ter paciência na medida certa: 

 

1 - Procure entender as diferentes personalidades de cada membro da equipe.Cada um de nós tem um ritmo e uma limitação. Aceite e aproveite a diversidade em seu time de trabalho, e seja humilde para reconhecer que nem todos são iguais a você. 

 

2 - Crie limites para sua própria paciência.Coloque prazos e metas para cada projeto e cobre resultados na hora certa. Cuidado, porém, para que os prazos não sejam tão curtos que se tornem impossíveis de cumprir. 

 

3 - Priorize a educação.Por mais irritado que possa estar em algum momento, nunca se deixe levar pela grosseria. Perceba sempre se está sendo educado. Esse é um ótimo exercício para não perder a paciência jamais. 

 

4 - Respire fundo.A respiração é a melhor forma que nós temos para controlar nossas emoções. Se em algum momento a paciência faltar, pare e respire por um minuto. Quando respiramos fundo, trazemos o oxigênio ao nosso cérebro e tudo pode ser visto com mais clareza. Vale a pena também praticar exercícios físicos ou yoga.  

Pessoas difíceis no trabalho: o que fazer?

 

Em geral, as pessoas passam boa parte do seu dia no trabalho, e nada melhor do que tornar esse período agradável para todos, principalmente no que se refere ao relacionamento interpessoal com os colegas. É natural estar em contato com pessoas de pensamentos e personalidades diferentes, e cabe a cada profissional saber gerenciar esses relacionamentos e extrair o melhor de cada pessoa.

 

Existem algumas regras de convivência que podem garantir o sucesso no trato com as pessoas do trabalho, mas é preciso ter em mente que não se pode mudar ninguém, mas, sim, se adequar a elas, para facilitar no contato diário. Confira as dicas:

 

1. Mantenha-se educado: esse é o momento de praticar a paciência e não se mostrar indiferente, pois a pessoa pode se irritar ainda mais e entrar em conflito inapropriado. Mantenha a educação e a compostura, sem agir por impulso ou emoção; isso o deixará equilibrado.

 

2. Coloque-se no lugar: tente compreender a pessoa e as dificuldades que ela vivencia. A partir disso, você passará a prever o comportamento dela e saberá agir de acordo.

 

3. Você é uma pessoa difícil?: faça uma auto avalição para perceber se você é uma pessoa difícil. Conheça-se melhor a cada dia, exercitando seu domínio próprio e mostrando seus valores.

 

4. Peça ajuda: em casos extremos, depois de já ter tentado de todas as formas educadas um bom convívio, e não conseguir, recorra ao apoio do superior da equipe ou do Departamento de Recursos Humanos da empresa. Uma ajuda externa pode ajudar.