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Aprenda a explorar o LinkedIn!

 

 

Criado em 2003, nos Estados Unidos, o LinkedIn conquistou espaço e hoje está consolidada como a maior rede social corporativa do mundo. Excelente plataforma para fazer networking e procurar empregos on-line, a rede tem se destacado, também, por oferecer muitas oportunidades para marketing e vendas.

 

A cada dia, mais profissionais se conectam à rede, mas ainda sem compreender a ampla capacidade da ferramenta. É o que afirma Diogo Marra, gerente de Relacionamento do LinkedIn, ao reforçar a missão da rede. “O LinkedIn tem a missão de promover oportunidades para toda a rede, além de informações. Mais do que isso, é uma rede de relacionamento não apenas profissional, mas, principalmente, de aprendizado.”

 

Isso porque o LinkedIn conta com diversas oportunidades para explorar assuntos, como o canal Pulse, que é uma fonte para notícias profissionais com conteúdos interessantes e debates sobre as novas tendências, onde é possível ler e compartilhar as informações publicadas. Outra novidade da plataforma é a possibilidade de inserir vídeos nas publicações.

 

Diogo Marra destaca também algumas dicas que podem contribuir para o melhor uso da ferramenta. Confira as dicas e coloque-as em prática! 

 

  • Apenas adicione pessoas que você conheça: a efetividade do networking depende do nível de entrosamento, se este for nulo, não há como surtir efeito.
  • Participe de grupos, curta e compartilhe informações: ao endossar os conteúdos, naturalmente você passa a fazer parte de determinado assunto e a ganhar visibilidade.
  • Atenção às informações publicadas: evite assuntos que possam criar polêmica e ser motivo de piadas; o melhor é abster-se. 

Networking – use-o para o benefício de todos

Networking – use-o para o benefício de todos

 

Utilizado há muito tempo como ferramenta profissional, o networking facilita a maneira de se relacionar com as pessoas. Mesmo que muita gente se sinta constrangida com a situação, é importante cultivar a rede de relacionamentos para uma carreira duradoura e bem sucedida.

 

Ainda que seja um contato por interesse, o networking já está no mundo corporativo há anos e é um relacionamento que deve ser construído por meio da confiança mútua. Nesse sentido, a reciprocidade deve existir, ou seja, se você quer que as pessoas se interessem por você, tem que se interessar por elas também. Assim, deixa as “portas abertas” para futuras oportunidades e possibilidades.

 

Um dos pontos principais do networking é que não se deve fazê-lo apenas quando está precisando de algo, como uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo.

 

Esses relacionamentos podem ser importantes na troca de informações de mercado, tendências, dicas etc. E, também, quando necessário, para recolocação profissional. Hoje, boa parte das recolocações acontecem por indicação, o que facilita o processo seletivo dentro das empresas. Grandes empresas têm optado pelo famoso “QI” (Quem Indica) pela agilidade em contatar candidatos e no aval de quem os indicou.

 

Resumindo: o networking consiste numa troca, no cultivo duradouro de informações onde todos sejam beneficiados. A preservação e expansão de uma rede de contatos deve ser para a vida toda, sem culpa e praticada diariamente.