Itens com a tag network .

A naturalidade do networking

 

O networking é uma prática fundamental para qualquer profissional que deseja crescer na carreira, mas que suscita muitas dúvidas quanto à forma de aplicá-la no cotidiano.

 

É comum que se confunda o bom relacionamento com a rede profissional com falsidade ou politicagem. Esta ideia não poderia estar mais errada, e isso fica claro quando entendemos como o networking pode fazer parte do dia a dia com naturalidade.

 

O primeiro passo é compreender a importância da manutenção de um contato próximo com potenciais parceiros, clientes, empregadores e colaboradores. Em qualquer atividade profissional, precisamos do apoio de outras pessoas, e nem sempre é possível prever quando teremos de contar com isso.

 

Vale destacar que o networking torna-se ainda mais necessário em um contexto de crise econômica, quando os empregos são menos estáveis e as oportunidades são escassas no mercado. Em um momento como esse, um profissional bem relacionado tem mais facilidade em manter sua posição dentro da empresa ou conquistar uma recolocação quando preciso.

 

Uma vez que esteja clara sua importância, resta a questão: como fazer networking sem parecer falso ou interesseiro?

 

Mantenha sua rede ativa
É fundamental perceber que o relacionamento com a rede de contatos deve ser um hábito, e nunca uma prática reservada apenas aos momentos de desespero. Uma relação profissional, como qualquer outra, deve ser constantemente alimentada para que se sustente.

 

Não deixe para entrar em contato com possíveis parceiros profissionais apenas quando precisar deles. Com as redes sociais, é fácil conversar mesmo quando não se tem tempo ou disponibilidade. No entanto, quando possível, vale marcar um almoço para contar —e escutar— as novidades da sua área de atuação. Os encontros feitos pessoalmente deixam marcas mais fortes na memória das pessoas.

 

Desta forma, quando o contato for realmente necessário, ele será muito mais natural, já que a relação foi mantida ao longo do tempo.

 

Networking exige generosidade

Costumamos associar o networking à maneira como os outros podem nos ajudar. Entretanto, o bom relacionamento também exige que pensemos como podemos colaborar com nossos contatos.

 

O simples prazer de ajudar já é motivo para que procuremos ser úteis a outros profissionais. A retribuição pode não vir, mas normalmente ela chega antes do que esperamos. Em suma, é possível esperar boa vontade de alguém que você ajudou um dia.

 

É por isso que a generosidade é um aspecto fundamental do networking. Quando pensamos mais no que podemos oferecer do que no que podemos ganhar, acumulamos "créditos de networking" no mercado. Eles são valiosas moedas a serem utilizadas posteriormente.

 

Seguindo essas simples recomendações, é fácil fazer com que o networking seja uma prática corrente e natural, que em nada se confunde com a falsidade. Profissionais de uma mesma área têm muita experiência a trocar, e não é preciso que haja uma longa amizade para que o contato possa ser produtivo.

 

Portanto, faça da boa relação com sua rede de contatos um hábito. Os resultados desta atitude costumam ser rapidamente perceptíveis. A sua carreira agradece. 

Como lidar com a demissão?

 

Diante da atual situação política e econômica do Brasil, muitos profissionais estão apreensivos com relação à permanência em seus empregos. A onda de demissões e cortes tem avançado e, com isso, a iminência do desemprego, também. E lidar com esse cenário, tanto para os funcionários que veem seus empregos ameaçados quanto para os gestores, que têm a dura tarefa de demitir, tem sido o desafio para muitos profissionais.

 

Do lado dos líderes, não existe uma maneira mais fácil para dispensar alguém, pois a missão envolve fatores emocionais, financeiros e de carreira, mas, para os profissionais de RH, a saída é investir na transparência e sinceridade, ao informar sobre o desligamento.

 

Na Santillana Brasil, a demissão é o último recurso e, caso seja necessária, há um alinhamento entre o gestor, RH e também com a matriz da companhia. De acordo com Sergio Rodrigo de Souza, coordenador de RH, a empresa acredita que sinceridade e clareza, ao dispensar o funcionário, é o melhor caminho a ser seguido. “Demitir alguém é sempre uma tarefa muito difícil, mas sempre orientamos os gestores para que esclareçam o porquê do desligamento e deem um feedback final. O profissional precisa saber porque está sendo dispensado e, mais do que isso, precisa conhecer seus erros para que possa corrigi-los e evitar cometê-los numa futura oportunidade profissional”, enfatiza.

 

Já do lado do colaborador, caso a demissão se concretize, o profissional pode aproveitar o fato para sair da zona de conforto e investir em outros projetos, oportunidades, ou até mesmo empreender. É natural sentir medo diante das perspectivas futuras, mas é importante definir um “plano B” para enfrentar a situação.

 

Confira algumas dicas:

 

  • Invista no networking: procure sua rede de contatos e mantenha o relacionamento, mesmo antes da demissão.
  • Atualize-se: participe de cursos, treinamentos, eventos ligados à área para aprimorar os conhecimentos.
  • Crie oportunidades: se o emprego está difícil, aumente suas chances ao investir em um novo negócio. Para isso, estude segmentos, procure afinidades e capacite-se. 

5 dicas para um perfil campeão no LinkedIn

 

O LinkedIn é uma rede social para fins profissionais e, hoje, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de participação. Sua função é incentivar o network entre profissionais de diversas áreas; mostrar suas habilidades, competências e experiências; além de possibilitar que sigam as novidades de empresas e grupos sobre assuntos de seu interesse.

 

Para ter um perfil campeão, basta seguir algumas dicas simples:

 

  1. Tenha uma foto de perfil: as pessoas gostam de ver o rosto de quem está fazendo contato. Utilize fotos sóbrias e que passem credibilidade à sua função.

 

  1. Capriche no resumo: o campo “resumo” é o espaço adequado para descrever suas principais habilidades e funções, assim como os resultados obtidos. Utilize palavras-chaves para que as pessoas possam encontrar o seu perfil.

 

  1. Acerte nas experiências: todas são válidas, porém dê mais ênfase àquelas que têm o seu foco no momento. Descreva em forma de tópicos suas principais atividades.

 

  1. Defina competências: você pode listar na aba “competências”, todas as habilidades que possui. Assim, os contatos que o reconhecem por essas habilidades podem ajudar a endossá-las.

 

  1. Mantenha contato: não basta apenas adicionar, você deve parabenizá-los por novas conquistas, interagir com suas publicações e enviar-lhes mensagens, quando necessário.

 

 

Dica extra: Siga a página da Santillana Brasil (Editora Moderna), no LinkedIn, para acompanhar as novidades da empresa.