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Namoro no ambiente de trabalho: quais são os limites?

 

 

As pessoas passam a maior parte das suas vidas em seus ambientes de trabalho e é natural que as relações profissionais algumas vezes evoluam para relacionamentos pessoais.

 

Portanto, o namoro entre colegas de trabalho é algo muito comum, e tema de discussões há muito tempo. Afinal, é adequado envolver-se em um relacionamento amoroso com uma pessoa da empresa? Quais são os limites desse tipo de relação? 

 

As respostas não são fáceis e, obviamente, cada caso deve ser considerado individualmente. 

 

Segundo uma pesquisa realizada pela pesquisadora americana Shere Hite, para o livro "Sex and Business", 42% dos empregados entrevistados já haviam se relacionado com colegas. Além disso, 35% dos casais preferiram esconder o romance dos outros colaboradores. Por fim, enquanto 61% dos homens afirmaram que a relação foi positiva, o resultado foi considerado negativo por 73% das mulheres. 

 

É claro que, muitas vezes, o envolvimento é inevitável. Mas é possível se prevenir contra as consequências negativas que esse tipo de romance pode trazer. 

 

É importante ressaltar que, no Brasil, não há legislação que impeça os romances entre colegas. Entretanto, muitas empresas têm essa proibição em seus regulamentos internos. 

 

Embora os casos envolvam questões jurídicas mais complexas, é importante perceber como a sua empresa lida com a questão. Se a companhia for mais tolerante, melhor. Se não for o caso, vale tomar precauções extras para evitar que a notícia de seu namoro se espalhe. 

 

Mas independentemente do regulamento interno de cada empresa, é essencial tomar alguns cuidados. Por exemplo, evitar comportamentos inadequados no ambiente de trabalho. Beijos e abraços devem ficar para depois do expediente, obviamente. 

 

Mesmo que não seja o caso, isso pode fazer com que as pessoas pensem que seu relacionamento está atrapalhando seu desempenho profissional. 

 

Além disso, é preciso separar a relação profissional do envolvimento pessoal. Oferecer vantagens, promoções e outros benefícios a uma pessoa com quem se relaciona amorosamente, em detrimento da performance profissional, é um ótimo caminho para manchar sua imagem na empresa. É desnecessário dizer que isso deve ser evitado.

 

Por fim, nem todos precisam saber do seu relacionamento. A discrição, muitas vezes, pode ser a melhor forma de evitar problemas.

 

Sabendo separar as coisas, é possível ter um relacionamento saudável e uma carreira de sucesso.  

 

 

 

Namoro no trabalho, pode?

 

Fato recorrente no dia a dia das empresas, o namoro no ambiente corporativo não é mais tabu, mas o tema tem exigido cada vez mais atenção às regras e ao bom senso para não prejudicar a vida profissional. Graças à convivência diária, é natural despertar sentimentos, amizades e, inclusive, paixões, mas cabe aos profissionais saber conduzir a situação, pois a forma de lidar poderá ser decisiva para definir o futuro da relação ou mesmo da carreira.

 

Isso porque, em sua maioria, as empresas possuem códigos de ética que não proíbem, mas orientam quando o assunto é relacionamento amoroso, como revela a coordenadora de RH da Santillana Brasil, Renata Pires Alecrim. Em geral, na companhia, os relacionamentos são entre pessoas de áreas diferentes, mas caso sejam do mesmo departamento, há uma cláusula do código de ética e conduta que se chama “conflito de interesses” que trata do assunto. “Nunca tivemos qualquer problema com situações de falta de bom senso ou coisas do gênero. Os casais costumam ser discretos, separam bem o profissional do pessoal”, enfatiza.

 

Prova disso é o casal Elisangela Gonçalves Marques, analista de contas a pagar, e Herculano Lenhares Marques, analista de RH, que se conheceram na Santillana Brasil. Hoje estão casados e creditam a felicidade à empresa e aos colegas, por terem apoiado quando souberam. Para Herculano, o sucesso no relacionamento foi possível porque o casal esteve atento a alguns pontos: Levamos em consideração que poderíamos nos expor por nossas atitudes, então, procuramos não confundir trabalho com lazer, não deixar o relacionamento atrapalhar o trabalho no dia a dia, conversávamos somente o necessário dentro da empresa, buscando sempre sermos discretos”, declara.

 

A coordenadora de RH faz um alerta sobre os envolvimentos. Sempre orientamos que os envolvidos informem a seus gestores imediatos sobre o relacionamento, isso é bastante importante”. De acordo com Elisangela, no princípio, o casal teve medo de revelar, mas ao contar aos seus superiores, notaram apoio e compreensão. Para ela, mesmo se houvesse resistência por parte da companhia, o relacionamento aconteceria. Podemos trabalhar em várias empresas, mas encontrar o amor dentro de uma delas, isso é destino”, encerra emocionada.