Itens com a tag moderação .

Internet no trabalho: use com moderação

 

Seja para pesquisar, responder a e-mails ou mesmo para descontrair, acessar a Internet já faz parte do dia a dia do ambiente corporativo. Entretanto, ainda há dúvidas quando o assunto é o uso da Internet no ambiente profissional. Fundamental para agilizar e facilitar as tarefas, se utilizada de forma errada, pode resultar na perda da produtividade.

 

Empresas atentas a essa realidade criam normas para sua utilização, chegando a restringir o uso em horários determinados ou mesmo a proibir o acesso a sites ou redes sociais. De fato, acessar a Internet é uma necessidade para muitos profissionais, que a utilizam em benefício para suas atividades. Porém, outros a usam para momentos de lazer, acabam desviando as atenções para assuntos alheios às suas obrigações com a organização e, assim, comprometem seus resultados.

 

O profissional deve, portanto, estar atento ao uso incorreto da Internet no ambiente corporativo, uma vez que pode sofrer sanções, chegando até à demissão. Mas para que isso não ocorra, vale seguir algumas dicas. Confira:

 

  • Caso seja necessário, reserve um momento do dia para acessar e-mail ou outros assuntos de interesse pessoal (redes sociais).
  • Mesmo que a empresa não restrinja o acesso, escutar rádios on-line ou ver vídeos no Youtube pode interferir na conexão, esteja atento.
  • Utilize a Internet para baixar conteúdos relacionados ao trabalho e deixe os de uso pessoal para acessar de casa.
  •  

Se a empresa oferece acesso livre, use o benefício com bom senso, com cuidado para não visualizar conteúdos proibidos ou que comprometam o desempenho do computador.

Jargões no ambiente corporativo: use com moderação!

 

No ambiente corporativo, é muito comum os profissionais utilizarem palavras e expressões em e-mails ou mesmo em simples conversas. Conhecidos por jargões, esse tipo de linguagem, que antes ficava restrita às áreas mais técnicas, ganhou força, e hoje é comum em praticamente todos os departamentos.

 

Com a chegada da Internet e das novas gerações, e a introdução de palavras traduzidas do inglês, foram criados novos termos técnicos, e o que antes era apenas uma “reunião para discutir ideias”, hoje ganha destaque o brainstorming nas conversas de departamento. Mas, apesar de facilitarem a vida no trabalho, os jargões devem ser usados com moderação e apenas em situações adequadas.

 

Em contrapartida, o profissional precisa estar antenado com as tendências de mercado, e mesmo que não costume usar jargões, é importante conhecê-los para saber agir em uma reunião, ou mesmo numa entrevista de emprego.

 

Não há uma regra determinada para utilizá-lo, mas bom senso é o primeiro passo. Seu uso pode ser concentrado em contextos adequados, pois se forem utilizados de forma exagerada, ou em momentos desnecessários, o profissional corre o risco de parecer arrogante.

 

A Santillana Brasil quer saber: quais são os jargões que você conhece e mais utiliza no ambiente corporativo?