Itens com a tag imagem pessoal .

Você sabe o que é Meritocracia?

 

A expressão ganhou destaque no dia a dia das empresas, mas, muitas vezes, seu significado é desconhecido por boa parte dos profissionais. Derivada do latim, a palavra meritocracia significa obter, merecer, e está baseada no mérito de colaboradores que atingem os resultados esperados. A meritocracia, portanto, tem sido utilizada em processos de reconhecimento, com o objetivo de valorizar e reter os colaboradores que realmente fazem a diferença nos negócios; garantem os resultados e o crescimento constante da organização.

 

A partir desse valor, empresas e gestores têm adotado o conceito como forma de definir critérios de valorização de seus colaboradores, sem fazer uso das afinidades, ou a partir das temíveis “panelas”, tão comuns no ambiente corporativo. Por isso, o gestor que decide implementar a meritocracia em sua empresa precisa ficar atento ao comportamento de seus funcionários, seus hábitos de trabalho e nas relações com os demais colegas. Isso porque colaboradores motivados apresentam melhor desempenho e reconhecê-los, de forma que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores, pode ser a chave para o sucesso.

 

E o colaborador precisa estar atento a suas posturas, seus comportamentos, e a atitudes que possam “minar” suas chances de crescimento dentro da companhia. Para conquistar uma promoção, por exemplo, o profissional pode investir em ações que contribuam para o fortalecimento de sua imagem pessoal, como cursos de aprimoramento, ser mais participativo, saber trabalhar e se relacionar em equipe, ser pontual, comprometido, autêntico, e vestir a camisa da empresa.

Imagem pessoal: você cuida da sua?

 

 

Um currículo bem elaborado, bons contatos profissionais e experiência podem abrir portas, mas não são a garantia de sucesso. No mundo corporativo, existe um ponto que pode contribuir na busca de uma vaga de emprego, ou para manter-se no mercado de trabalho: a construção da imagem pessoal, ou, para alguns, o marketing pessoal. Muito mais do que apenas se autopromover, é um conjunto de maneiras e possibilidades que farão com que as pessoas o vejam de maneira mais positiva.

 

Por meio da oratória impecável, ou de conhecimentos além do convencional, ou, ainda, com roupas e acessórios marcantes, o profissional deve aprender a utilizar alguns artifícios que o destaquem e qualifiquem como alguém que pode fazer a diferença.

 

Para isso, pode recorrer a alguns passos, e o primeiro é reconhecer a importância da vestimenta adequada ao ambiente de trabalho. Ao vestir-se respeitando o dress code da empresa, o colaborador pode revelar, de forma simples, que compreende as regras, tem empatia e disciplina. Já na maneira de se apresentar, caso tenha dificuldades de expressar ideias, pode investir num curso de oratória, para aprender a se articular e, de fato, “vender o seu peixe”. E se, por acaso, perceber que tem limitações de conhecimento, nada melhor do que investir em cursos de aperfeiçoamento ou num processo de coaching executivo, que poderão contribuir para sua evolução profissional.

 

Quando o assunto é imagem pessoal, certamente, um profissional será lembrado e valorizado por aquilo que demonstra com a aparência, na fala, e no modo de se expressar e comportar. Portanto, para vender a imagem, é preciso considerar esses fatores importantes, que colaboram para o sucesso profissional.

 

E você se identificou com algum dos pontos abordados? Aproveite e faça uma reflexão sobre o assunto. Pode ser um primeiro passo para grandes mudanças.