Itens com a tag gestão de equipe .

Gestão de pessoas: e quando a equipe aumenta?

 

 

O número de pessoas que estão subordinadas a um gestor costuma determinar seu prestígio e sua importância dentro de uma organização. Não é à toa que uma promoção costuma vir acompanhada de uma maior equipe para gerir. 

 

E isso é ótimo! No entanto, passadas as comemorações, é preciso parar para pensar em como lidar com tanta gente. Afinal, o que funciona para uma equipe pequena pode não funcionar para outra maior. Comunicar-se com três pessoas é muito diferente de fazê-lo com 10, 15, 50 ou 100. 

 

Um dos grandes desafios é aprender a delegar mais tarefas. Em equipes pequenas, o gestor precisa assumir muitas das funções e trabalhar lado a lado com seus subordinados. Com muitas pessoas sob sua liderança, é necessário confiar. Ninguém pode conhecer em detalhes cada etapa de um processo que envolve muitos profissionais. 

 

Uma estratégia interessante é dividir a equipe em times menores, definindo líderes para eles. Assim, os processos ficam mais organizados e é mais fácil saber o que se passa em cada parte do departamento.

 

A comunicação também se torna mais complexa. Quando a equipe trabalha em uma sala pequena e qualquer informação pode ser passada rapidamente, tudo é mais prático. No entanto, para comunicar-se com uma equipe maior, é importante ter uma estratégia bem definida. 

 

Monitorar desempenho, dar feedback e motivar colaboradores passa a exigir um outro nível de organização. E também exige mais da capacidade de liderança do gestor. 

 

Por isso, ao elevar as responsabilidades de um gestor, a organização deve saber se ele está preparado para as novas funções. É nesses casos que um bom treinamento de liderança se torna fundamental. 

 

Uma boa ideia é que o gestor acompanhe um outro profissional com funções semelhantes por um tempo, antes de assumir seu novo cargo. Isso lhe dará uma dimensão do que o aguarda. 

 

Para cada novo passo na carreira, o profissional deve estar preparado para maiores responsabilidades. A empresa tem um papel importante nesta preparação. 

 

 

 

Você já ouviu falar de Team Building?

 

 

No cenário econômico atual, a palavra do momento nas empresas passou a ser a produtividade. Isso porque o trabalho tem exigido bastante dos profissionais, com avaliações constantes e estabelecimento de metas e objetivos, com a finalidade de elevar a produção da empresa, bem como da equipe.

 

Mas, para que uma equipe, de fato, seja produtiva, precisa contar com alguns elementos motivacionais que potencializem o fator humano. Trata-se do Team Building, termo originado do inglês com o significado literal de “construção de equipes”. Esse modelo de treinamento tem ganhado força nas corporações, por ir além das simples atividades motivacionais, e apostar em outros pontos fundamentais, como autoconhecimento, autoconfiança, superação e entrosamento com os parceiros de trabalho.

 

Em geral, as equipes são reunidas fora do local de trabalho, e muitas vezes com atividades ao ar livre. Nesses encontros, os profissionais têm a oportunidade de desenvolver o conhecimento profissional e a relação social com os demais membros da organização, por meio de dinâmicas e vivências.  A essência do Team Building são as atividades lúdicas, que estimulam as relações interpessoais, o comprometimento,  tornando-se diferenciais para se atingir os objetivos.

 

Colaboradores da Santillana Brasil desenvolvem atividades em equipe como parte do seu treinamento para líderes

 

Alinhada à nova tendência, a Santillana Brasil tem oferecido esse tipo de treinamento para um grupo de 98 líderes, como parte do seu programa de capacitação e desenvolvimento dos gestores – Academia de Líderes. Em encontros mensais que unem a teoria à prática, os líderes da companhia, entre outras conquistas, estão sendo estimulados para desenvolver seus valores e competências.