Itens com a tag fundação santillana .

Fundação Santillana promoveu debates em dez cidades do Brasil

 

Conhecer as novas perspectivas para a educação brasileira é a proposta do seminário Aprova Brasil, organizado pela Fundação Santillana, com o apoio da Editora Moderna. Em sua 2ª edição, o evento apresentou um panorama das avaliações nacionais da alfabetização em três realidades: nas escolas, nos estados e no Brasil.

 

A iniciativa contou com a parceria institucional das secretarias de estado da Educação e das representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Cerca de cinco mil pessoas, entre gestores municipais, diretores, coordenadores e professores de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental estiveram presentes e puderam conferir a palestra do especialista Cipriano Carlos Luckesi, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autor de diversos livros na área. Os seminários aconteceram em dez estados, passando pelas capitais Goiânia, São Paulo, São Luís, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campo Grande.

 

Nos encontros, os participantes receberam um kit da Fundação Santillana e em cada cidade foram sorteados dez livros autografados do palestrante. De acordo com Renata Sanches Salva, gerente de serviços educacionais da Editora Moderna, no evento, diversos educadores e dirigentes de ensino discutiram as questões sobre  avaliação. Os seminários Aprova Brasil são relevantes e atuais por refletir, com os educadores, os desafios em torno das avaliações nacionais e, assim, propor mudanças para enriquecer e fomentar melhorias na aprendizagem dos alunos, encerra.

Carnaval – suas histórias e dicas

Carnaval – suas histórias e dicas

 

Há quem diga que o Carnaval surgiu na Roma antiga, onde haviam festas para homenagear o Deus Saturno: eram as chamadas saturnais. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar.

 

No Brasil, com influência das festas carnavalescas da Europa, ocorriam desfiles de rua, nos quais as pessoas usavam máscaras e fantasias, e ainda decoravam seus carros e saiam em grupos. Com o passar dos anos, cresceu e tornou-se popular com as marchinhas carnavalescas.

 

No século XX, surgiram as primeiras escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, trazendo esses grandes desfiles cheios de beleza e brilho. Já no Nordeste, especialmente na Bahia, manteve-se o costume do carnaval de rua, incluindo a animação dos trios elétricos.

 

Divirta-se. Mas com cuidado!

- Beber bastante água e sucos naturais é essencial para manter o pique durante a festa;

- Procure fazer refeições leves, como saladas ou lanches naturais, evitando frituras ou comidas pesadas e gordurosas. Frutas são ótimas para aquele período entre as refeições;

- Prefira usar roupas leves, sandálias baixas e tênis;

- Ao sair de casa, leve apenas um documento com foto e o dinheiro necessário;

- Ao sair em grupo de amigos, marquem um ponto de encontro, caso alguém se perca, principalmente se estiver fora da sua cidade.

Fundação Santillana: compromisso com a educação e a cultura

 

Constituída em 1979, na Espanha, a Fundação Santillana atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América. Suas ações estão ligadas ao universo da edição, informação e educação, áreas onde tem elevado conhecimento graças à atuação dos grupos Santillana e Prisa, mantenedores da entidade.

 

No Brasil desde 2001, a Fundação Santillana visa contribuir para o desenvolvimento educacional do País, fomentando diversas atividades que beneficiam estudantes, educadores e instituições educacionais, em parceria com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. O aporte da Fundação Santillana consiste em dinamizar o processo de educação de forma permanente, num compromisso constante com a construção da cidadania.

 

Entre as principais iniciativas estão a realização de cursos de formação, seminários e oficinas para professores e gestores; publicação e divulgação de obras de referência nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais; parcerias para a viabilização de projetos de incentivo à leitura, cultura e cidadania. Ao longo de sua trajetória, a Fundação também construiu importantes alianças com entidades de referência como a Unesco, a OCDE e a OEI.

 

Com o Programa “Liderança e conhecimento educacional”, realizado a partir de 2014, a Fundação Santillana visa contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade do ensino na Ibero-América. Por exemplo, com a organização de seminários internacionais, que reúnem especialistas e gestores públicos para debater temas atuais como a utilização das tecnologias educacionais, o aumento da competência leitora e uma gestão mais eficiente dos sistemas e instituições educativas, buscando compartilhar experiências inovadoras e oferecer informações educativas precisas, especializadas e relevantes para os líderes.

 

A Fundação Santillana também apoia projetos sociais de incentivo à educação, à cultura e à cidadania, beneficiando diversos públicos. Destaque para o curso “Trilhas da Cidadania”, de ensino de língua portuguesa e aspectos da cultura e cidadania brasileira para imigrantes e refugiados; e o Mestres da Obra, que promove oficinas educativas e culturais aos operários da construção civil.

 

Conheça mais sobre a Fundação Santillana em www.fundacaosantillana.org.br