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Gestão de pessoas: responsabilidade do líder ou do RH?

 

Em muitas empresas, não se sabe bem a quem cabe a responsabilidade pela gestão de pessoas. Quem deve guiar os colaboradores, mantê-los alinhados aos valores da organização ou avaliar o seu desempenho? O departamento de Recursos Humanos ou os líderes de cada equipe? 

 

Esta confusão abre uma brecha perigosa para a performance da empresa. A visão tradicional enxerga no RH a responsabilidade pelo gerenciamento de pessoas nas organizações. Segundo este ponto de vista, é o RH quem deve avaliar o desempenho, contratar e demitir funcionários, oferecer feedback e motivar as pessoas. 

 

Por outro lado, cada vez mais espera-se que as lideranças exerçam um papel ativo em relação aos membros de suas equipes. Essa tendência, no entanto, esbarra na resistência de líderes em desempenhar essas funções, seja por falta de afinidade com a atividade, seja pela enorme pressão por resultados, que faz com que o foco jamais recaia sobre a gestão de pessoas. 

 

 

Esforço conjunto

A resposta para o problema está na ação conjunta: RH e líderes trabalhando juntos para manter a equipe engajada, motivada e produtiva em relação aos objetivos comuns. 

 

Para que isto ocorra, o RH tem que entender em detalhes os desafios enfrentados pelo líder na gestão de sua equipe. Isso inclui conhecer as rotinas de trabalho, as metas, os prazos e a dinâmica que envolve a atividade. 

 

Da mesma forma, os líderes devem estar capacitados com as melhores técnicas de gestão de pessoas. Naturalmente, cabe ao RH oferecer a formação adequada aos gestores nesta área. Isso pode ser feito com palestras, cursos online e presenciais, workshops, treinamentos, etc. 

 

Quando líderes e RH trabalham juntos, fica fácil detectar quais são as dificuldades enfrentadas e, consequentemente, solucioná-las da melhor forma possível. 

 

Outro aspecto importante é a compatibilidade dos colaboradores com os valores da empresa. Quando funcionários não conhecem ou não se alinham à cultura organizacional, o impacto negativo para o desempenho da equipe pode ser enorme. 

 

Nesse caso, o RH pode ajudar os gestores a comunicar os valores da empresa aos seus colaboradores. Palestras, eventos de integração e treinamentos são boas oportunidades para passar a cultura da organização adiante. 

 

Além disso, muitos líderes têm dificuldade em detectar forças e fraquezas de suas equipes. Sem conhecer o potencial de cada colaborador, assim como seus limites, é difícil estabelecer metas realistas. 

 

O RH tem ferramentas e sistemas eficazes para analisar o perfil da equipe e pode ajudar os gestores a traçar estratégias de trabalho condizentes com seu potencial. 

 

Essas mudanças na mentalidade empresarial são fundamentais para uma gestão estratégica de recursos humanos. São alterações importantes na dinâmica das empresas e precisam ser aplicadas com muito planejamento e uma boa comunicação entre gestores e RH. Cada um precisa saber exatamente o seu papel.

 

Com uma gestão integrada e estratégica, a empresa pode aproveitar melhor o que tem de mais valioso: as pessoas que fazem parte dela.