Itens com a tag ensino .

Dia Nacional do Livro Didático

 

 

Já dizia o célebre pintor, Leonardo da Vinci, que “aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. Ao trazer essa afirmação para o universo educacional, pode-se dizer que a sala de aula é uma fonte inesgotável de conhecimento. Mas isso só será possível se, amparados pela dedicação dos professores, os alunos tiverem acesso aos livros didáticos.

 

O livro didático cumpre importante missão na formação, portanto, é fundamental para orientar professores e alunos no processo de ensino e mostra o melhor caminho para facilitar a transmissão de conhecimentos.

 

No próximo sábado, 27 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático, data importante para a Santillana Brasil, que há 47 anos produz livros com o intuito de, a cada dia, contribuir para uma aprendizagem significativa.

 

Prova disso, é a expressiva quantidade de livros da Santillana adotados pelas escolas no ano de 2015, que conquistou 29,7% entre escolas particulares e 54,4% em escolas públicas. Mas, para que esses livros façam a diferença na vida de professores e alunos, o processo de elaboração é mais complexo do que se imagina, envolvendo projetos pedagógico e gráfico, edição, revisão, produção gráfica, entre outras fases.

 

Em cada etapa, há um cuidado especial, e todas são conduzidas por especialistas que trabalham para oferecer conteúdos e atividades que levem à construção do conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas do saber. A Santillana Brasil orgulha-se e parabeniza a todos que se dedicam à produção do livro didático.

Dia dos Professores

 

“Jamais vou esquecer os ensinamentos que tive em sala de aula. O professor pode ajudar e muito na formação dos alunos, moldando-os como cidadãos, e tenham certeza que cada aluno levará um pouco dos ensinamentos de vocês para a vida deles, assim como levei dos meus professores.” Nesse relato emocionado, Tathyana Cristina Tumolo Ribeiro, editora I na área Editorial de Biologia e Química da Editora Moderna, consegue traduzir em palavras a sua alegria por ser professora.

 

A experiência vivida por Cristiane Maia Pimentel, editora III da área Editorial de Educação Infantil da Editora Moderna, simboliza a importância dos professores, seja em sala de aula ou produzindo livros. Ao relatar “Hoje não estou de corpo na sala de aula, mas entro nela por meio dos livros em que trabalho. E penso nos meus ex-colegas e ex-alunos todos os dias, visualizo como essa ou aquela atividade pode ou não funcionar. E, em meio ao trabalho editorial, vejo como as minhas angústias pelo que poderia ter sido melhor são pequenas, perto do que conquistei lecionando, intelectualmente e emocionalmente, dada a satisfação do sucesso de tantos e tantos ex-alunos que hoje são meus amigos”, revela entusiasmada.

 

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia dos Professores, dos profissionais que têm a importante missão, assim como Tathyana e Cristiane, de transmitir o conhecimento. A Santillana Brasil valoriza os professores, pois são eles que contribuem para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na sociedade.

 

Parabéns a todos os professores, porque, assim como diz Cora Coralina, “feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.