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Como trabalhar na empresa dos seus sonhos

 

Já reparou que ao conversar com alguém sobre a empresa dos sonhos para trabalhar, sempre aparece entre os exemplos a sede de uma empresa de alta tecnologia, uma start up onde os funcionários desfrutam de salão de jogos, sala de leitura, almofadões, pufs, praça, lanchonete e muito mais?

 

Este é o seu caso? Você sonha em trabalhar dentro de uma organização com essas características?

 

Saiba que isto pode ser muito bom, mas não necessariamente significa felicidade para quem trabalha, porque nem só de momentos de descontração vive um profissional.

 

É verdade que existem muitas empresas que oferecem um ótimo local para trabalhar, mas é bom não se iludir apenas com as aparências ou as promessas. O mais importante é que o elevado nível de exigências seja proporcional aos benefícios reais oferecidos e não apenas ao colorido atraente das paredes.

 

Ao escolher um novo emprego, leve em consideração o ambiente, mas faça também uma boa avaliação baseada no seu mais aguçado senso prático, onde aspectos importantes da sua vida pessoal sejam confrontados com as condições cotidianas relacionadas às suas atividades e à sua carreira.

 

Seguem alguns tópicos que você deve levar em consideração hoje para não ter que sentar no futuro em uma aconchegante poltrona do emprego que conseguiu e ficar remoendo seu arrependimento:

 

  • Antes de participar de um processo seletivo, informe-se sobre a empresa na Internet e nas mídias sociais, procurando descobrir mais do que está descrito no site dela própria. Você sabe, ninguém aponta os próprios defeitos ao fazer uma propaganda
  • Faça todas as perguntas que lhe passarem pela cabeça. Não se acanhe. Seleção de pessoas é, ao mesmo tempo, seleção de oportunidades. Pense que este pode ser o seu emprego pelos próximos muitos anos e é melhor que ele seja muito bom para você
  • Esteja certo de que a função que você vai exercer está de acordo com o seu planejamento de carreira e, claro, tenha um plano de crescimento profissional elaborado antes da entrevista
  • Certifique-se da existência na empresa de um sistema de progressão de carreira bem definido, com critérios de desenvolvimento conhecidos e alcançáveis
  • Compare os seus valores pessoais com os da organização. Caso você não compactue com o tipo de atividade ou os comportamentos históricos da empresa é melhor fugir rápido, antes que você acenda a chama infeliz da incompatibilidade
  • Conheça e entenda quais são os benefícios oferecidos e como eles se encaixam nas suas necessidades. Às vezes eles sequer existem e em outras situações ficam aquém do que você deseja como, por exemplo, a inexistência de um incentivo aos estudos
  • Circulando pelos corredores e na sala de espera, converse com os profissionais que já atuam na empresa e tente perceber qual a percepção deles em relação ao trabalho e se estão satisfeitos com o empregador
  • Por fim, se tiver chance de uma entrevista preliminar com seu futuro gestor direto, tente observar se você encontra afinidades com as características dele, como empatia e estilo de liderança, entre outras.

 

Tudo o que começa bem, tente a seguir melhor ainda. Por isso, participe de processos seletivos de forma produtiva, para construir o sonho da carreira promissora e não o pesadelo de um trabalho enfadonho.

Mudança de emprego: o que avaliar?

 

Em qualquer circunstância, a possibilidade de mudança de emprego gera muita apreensão nos profissionais, mas quando o momento econômico traduz  insegurança, é natural que surja certo tipo de hesitação diante da possibilidade de movimentação na carreira.

 

Nesse momento, cabe ao profissional avaliar alguns pontos, que vão além do  tradicional aumento de salário. A decisão exige cautela e senso crítico, uma vez que em um momento economicamente inseguro, é preciso enxergar se a empresa que oferece a proposta de trabalho está posicionada e se terá condições de lidar com eventual crise.

 

Vale colocar na balança outros fatores, considerar os riscos e se os possíveis prejuízos valem a pena. Confira:

 

  • Reputação da empresa: avalie como é a percepção dessa empresa no mercado, sua projeção nacional ou mesmo internacional. Ao mesmo tempo, observe a empresa em que você está e a sua visibilidade no cenário atual.
  • Função a desempenhar: estude quais serão as suas atribuições na nova empresa e avalie se estão de acordo com suas expectativas e metas para a carreira.
  • Remuneração e pacote de benefícios: um salário atraente pode ser estimulante, mas antes, porém, cabe avaliar se um aumento na remuneração vale mesmo a pena. Algumas vezes é melhor ter paciência e continuar onde está.

Crise: como se manter empregado

 

No último ano, em decorrência da crise que assola o Brasil, diversos profissionais se viram entre a triste estatística do desemprego. Só em 2015, o país atingiu a marca de 7,2%, e, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), neste ano, a projeção para a taxa de desemprego deve subir para 7,7%. Diante desse cenário, é natural surgir um clima de medo e apreensão nas empresas, uma vez que muitas têm optado por cortes e remanejamentos internos.

 

Mas, para aqueles profissionais que continuam em seus empregos, é exatamente este o momento para se destacar na empresa e se tornar peça indispensável na corporação. Com a alta competitividade do mercado e as empresas exigindo cada vez mais eficiência e produtividade no trabalho, muitos colaboradores se deparam com suas fragilidades e acabam por não saber lidar com a realidade.

 

Em contrapartida, profissionais comprometidos, resilientes e proativos saem na frente, pois as empresas mantêm suas portas abertas para aqueles que fazem a diferença. Graças à preocupação com as mudanças da companhia, qualificando-se e mostrando firmeza em tempos difíceis, esses profissionais têm garantido suas posições em tempos difíceis.

 

Para ajudar a lidar com a crise e manter-se empregado, confira algumas dicas:

 

  • Seja positivo – opte por uma postura mais positiva na função que exerce. Use as adversidades como uma motivação a mais para realizar um bom trabalho.
  • Busque qualificar-se – com a intensa competitividade, funcionários qualificados destacam-ses dentre os demais. Invista em cursos, palestras e eventos. Quem melhor se qualifica tem mais chance de sobreviver no mercado por um bom tempo.
  • Seja proativo – esteja aberto e disponível para desempenhar atividades que vão além do job description. Em momentos de crise, esse tipo de postura é muito valorizada em empresas que têm muito trabalho e poucas pessoas para executar.
  • Conheça o mercado – estude as tendências de sua área profissional e observe a importância de seu trabalho para o mercado.
  • Valorize-se – conheça seus pontos fortes e fracos; busque potencializar e mostrar os fortes, e melhorar os fracos. Só o autoconhecimento pode ajudar a manter-se empregável, em qualquer momento econômico do país.

Currículo 2.0

 

Aquele estático e tradicional modelo de currículo, a cada dia, tem perdido seu espaço. Isso porque, com a chegada de novas tecnologias, Internet e redes sociais, a forma de apresentar a trajetória profissional precisou se adequar às mudanças do mercado e, assim, tem exigido atenção no momento da sua elaboração. Pensando nisso, muitos profissionais investem em currículos mais dinâmicos, que apostem em recursos visuais, evidenciem as competências e apresentem a cronologia da carreira, os principais projetos realizados e, até mesmo, fazendo uso de infográficos.

 

Graças a essas novas versões, os profissionais podem expor suas realizações e resultados pessoais, além das tradicionais informações sobre escolaridade e outras passagens profissionais e, dessa forma, despertar a atenção do recrutador. Além dessas versões mais modernas e digitais, há outras ferramentas on-line que auxiliam os profissionais em busca de oportunidades. Os recursos oferecidos pelo LinkedIn, por exemplo, permitem criar diversos modelos de currículos, de forma automática, bastando que o usuário conecte-se à rede social.

 

Confira alguns links e dicas para seguir às novas tendências do mercado de trabalho:

 

Dicas

  • A versão tradicional permanece, mas deve ser elaborada de maneira resumida. Utilize até duas páginas;
  • Opte por enviar o currículo, de forma personalizada, ao recrutador;
  • Invista em blogs/sites pessoais, que expressem o próprio jeito de ser, discutindo algum assunto e divulgando-o no currículo.

 

Ferramentas

 

A vez dos deficientes no mercado de trabalho

 

No Brasil, existem milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, mas, contrariando as expectativas, possuem talento e condições de ser produtivas. Embora essa afirmação seja positiva, muitas vezes, por falta de qualificação profissional e oportunidade, esses profissionais ficam fora do mercado de trabalho.

 

Mas há empresas, que investem em pessoas com deficiência, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade essencial entre os profissionais. Exemplo de sucesso de empresa socialmente responsável, e que acredita no potencial desses cidadãos é a Santillana Brasil, que mantém colaboradores com algum tipo de deficiência no seu grupo. Para a companhia, a diversidade possibilita prepará-los para demandas dos diferentes universos que incorpora, além de receber a dedicação e o comprometimento desses colaboradores acima da média.

 

Por outro lado, em cumprimento à Lei de Cotas, que estabelece que entre 2% e 5% do quadro total de funcionários das empresas deve ser composto de pessoas com deficiência, existem empresas que adotam uma política inclusiva por determinação legal.

Muitas vezes, essas empresas cumprem a lei, mas se esquecem de avaliar, dentro da sua estrutura física e também cultural, se há condições de receber esses profissionais.

 

Para que o relacionamento seja benéfico para ambas as partes, veja como empresas e profissionais podem se preparar para encarar esse desafio.

 

Empresas

  • Acreditem no potencial dessas pessoas, que têm valor e podem agregar muito ao dia a dia da empresa;
  • Adéquem os ambientes da empresa para recebê-los e invistam, por exemplo, em rampas de acesso e banheiros adaptados.

 

Profissionais

  • Avaliem seu currículo, enfatizando os pontos fortes e, durante as entrevistas de seleção, confiem em si;
  • Atualizem-se, busquem cursos e mantenham-se firme em seu propósito.
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