Itens com a tag empreendedor .

Crise? Fuja dessa onda!

 

É quase uma certeza: momentos difíceis e crises existem e sempre existirão, a diferença está apenas na forma de lidar com eles. Isso porque, levados pela onda de pessimismo, muito em razão das dificuldades enfrentadas pelo País, profissionais diversos criam algumas barreiras que podem prejudicar o desempenho na carreira.

 

A palavra do momento é aproveitar a onda de incertezas para reverter em ações positivas, tirando proveito de situações que, aparentemente, parecem desfavoráveis, pois, como bem afirmou Albert Einstein, “no meio de toda dificuldade existe sempre uma oportunidade”.

 

É hora de agir e, para isso, desenvolver outras habilidades pode ser o caminho para transmudar-se, além de redescobrir-se e reinventar-se. Sai na frente quem visualiza o problema e não se amedronta diante da situação, mas, pelo contrário, consegue enxergar outras possibilidades de sucesso e, claro, melhoria. Por exemplo, no caso de uma empresa, investir em treinamento para melhorar a resiliência, o marketing pessoal, a inteligência emocional, entre outras habilidades, pode ser o caminho da mudança.

 

Por isso, tornar-se um empreendedor nos tempos atuais faz total sentido, uma vez que pessoas com essa característica destacam-se por idealizar, planejar e criar uma nova oportunidade de negócio, apostando na inovação em busca da conquista de melhores resultados. Não cabe mais apontar a culpa para a crise, porque, quando se tem um objetivo definido, o negativismo desaparece, dando lugar para a coragem de lutar pelo que se quer de forma mais assertiva. 

Como lidar com os 4 perfis profissionais mais comuns

 

É natural, no ambiente profissional, conviver com pessoas de diversas personalidades e estilos. Há aqueles mais expansivos, os introspectivos, proativos e uma infinidade de outros perfis. Mas, de acordo com a consultoria i9ação, foi possível mapear, com base no relacionamento de mais de 30 mil profissionais brasileiros, que os colaboradores se dividem em quatro tipos bem definidos: 45% conectados, 30% realizadores, 15% detalhistas e 10% observadores.

 

De acordo com a i9ação, a pesquisa pode contribuir para melhorar a produtividade e favorecer a solução de problemas, pois permite que o profissional reconheça as características.

 

Aproveite para saber detalhes dos diferentes perfis e como se relacionar com cada um deles, no ambiente profissional:

 

Conectado: sua característica marcante é falar muito e ser muito sensível. São pouco objetivos e dão mais valor à forma de se expressar do que à informação. Para lidar com ele, é necessário aproximar-se. Uma conversa direta pode surtir mais efeito do que um e-mail.

 

Realizador: esse profissional age rapidamente, por possuir espírito empreendedor. Precisa ter direcionamento para não resolver tudo de maneira afobada.

 

Detalhista: sua característica é pensar antes de agir, ponderando os prós e contras de uma questão. Costuma trabalhar mais individualmente e, por isso, precisa ser conduzido para compreender que, às vezes, os sentimentos dos outros devem ser avaliados, no momento de uma escolha.

 

Observador: costuma ser bastante analítico. Por observar muito, pode ter dificuldade com prazos. É preciso paciência, ao direcioná-lo ao trabalho.