Itens com a tag descanso .

Férias como fator de produtividade

 

Para muitas pessoas, a produtividade ainda está relacionada a intensas jornadas de trabalho, horas extras e plantões. Mas, contrariando esse pensamento, para ser mais produtivo e, consequentemente, trazer mais resultados, o profissional precisa ter um momento de descanso. O descanso é um pré-requisito para que o profissional se mantenha ativo e disposto para suas atividades essenciais. Além disso, a pausa favorece o restabelecimento da energia, revigorando-o para mais um período de trabalho.

 

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, foi possível notar que, entre as pessoas que saem de férias, 65% têm suas chances aumentadas de crescer na carreira. Isso porque, ao descansar, o profissional consegue se desligar do trabalho, concentrando-se em sua família, lazer e hobbies, assim, ao retornar, revela-se mais bem disposto e com energia redobrada.

 

Naturalmente, para cargos em que a demanda por responsabilidade é maior, muitos colaboradores têm mais receio de se ausentar, ou até medo de perder suas posições. Fundamental, no entanto, é encarar as férias como um período importante de relaxamento mental e físico. Para isso, vale estruturar um plano de descanso. Confira:

 

  • Se possível, opte por dividir as férias em dois períodos e, preferencialmente, em épocas diferentes. Dessa forma, poderá descansar e usufruir melhor do seu tempo.
  • Antes de sair de férias, é importante organizar o seu departamento para que se mantenha sem a sua presença. Se for preciso, seja o mais específico possível com suas tarefas e crie um manual de suas principais funções.
  • Planeje as atividades das férias, assim poderá se preparar melhor para aproveitar todos os momentos.
  • Desconecte-se de tudo o que estiver relacionado ao trabalho e aproveite, afinal, férias é uma questão de respeito à saúde.

As vantagens da pausa produtiva no trabalho

 

Da mesma forma que o corredor descansa na subida para retomar o fôlego durante a corrida, os profissionais precisam de um momento para relaxar. Acostumados a desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo, administrando prazos, datas e metas, muitos recorrem a um recurso natural para tornarem-se mais produtivos: a pausa durante o expediente.

 

Defendida pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, o ócio criativo, outro nome para a pausa produtiva, é quando um colaborador para por um instante o trabalho que estiver fazendo para se desconcentrar e relaxar. Ao retomar suas tarefas, volta, então, mais disposto, criativo e produtivo. Empresas como o Google e Facebook investem no modelo defendido pelo sociólogo, recorrendo às salas de descompressão, videogames, e até mesmo sofás, como recursos para o relaxamento.

 

Neste sentido, outros gestores atentos ao bem-estar de suas equipes têm incentivado a prática dentro de seus departamentos, como revela a coordenadora de RH da Santillana Brasil, Renata Pires Alecrim: “Dentro da equipe que lidero, a pausa é importante para ‘ventilar’ um pouco os pensamentos, um momento de descompressão. Sair do foco do trabalho pode parecer, aos olhos de quem não conhece o perfil dos profissionais de sua equipe, perda de produtividade. No meu caso, é a alimentação para realizar um trabalho com mais energia, mais foco, concentração e qualidade”.

 

Assim como a pausa pode trazer resultados vantajosos para a empresa, bem como para o funcionário, a coordenadora de RH enfatiza que é preciso saber dosar esses intervalos, e faz um alerta: “O segredo está em duas questões: entender o real objetivo de uma pausa no trabalho para cada pessoa e atentar para o limite saudável para isso. O limite saudável precisa ser respeitado e conhecido pelo profissional e o líder. Caso contrário, a pausa se torna sinônimo de procrastinação, falta de envolvimento com o trabalho e baixa produtividade”, sinaliza.

 

Seja para estimular a criatividade, ou mesmo desanuviar da pressão de um grande projeto, a pausa pode ser muito enriquecedora, como bem afirma Domenico de Masi: “Criatividade exige gestão do tempo, que se nutre de ócio”