Itens com a tag depressão .

Depressão: uma doença que pode ser evitada

 

Durante um bom tempo, qualquer pessoa que assumisse publicamente estar estressada ouviria um comentário preconceituoso como “isso é frescura; bobagem; fraqueza” e outras expressões vazias desse tipo.

 

Este cenário vem mudando gradativamente, embora de forma ainda muito lenta, especialmente nas empresas. O que os profissionais da saúde têm divulgado cada vez mais são estatísticas alarmantes e que preocupam empregadores, empregados, as famílias, o país e as organizações dedicadas à recuperação e manutenção da sanidade mental da população ao redor do mundo.

 

Dados recentes da London School of Economics mostram que os prejuízos causados pela depressão, relacionados à produtividade reduzida, chegam a U$ 246 bilhões entre todos os países. No Brasil, a OMS – Organização Mundial de Saúde estima que as perdas somam U$ 63,3 bilhões por ano.

 

Pensando apenas nos negócios, já é possível deduzir que a depressão deve ser tratada com muita atenção para melhorar o desempenho econômico. Quando olhamos para as pessoas, fica ainda mais claro que todo cuidado ainda será pouco para cuidar do bem-estar de todos: tanto o deprimido, quanto quem convive com ele.

 

Como a maior parte do dia passamos dentro da empresa, o trabalho está entre as maiores causas de depressão, especialmente nas organizações onde o clima interno e a estrutura operacional não privilegiam o ser humano e suas necessidades.

 

Fundamental é não ignorar alguns indícios e ficar atento para identificar em você, ou nos integrantes da sua equipe, sintomas que podem sugerir a presença da depressão como, por exemplo, tristeza constante, angústia diária, desânimo sem causa aparente, crises de choro, pessimismo recorrente, ansiedade exagerada, medos injustificados, insônias, baixa na autoestima e pensamentos de morte. No entanto, tenha em mente que somente um profissional médico pode elaborar um diagnóstico definitivo.

 

Em paralelo, cuidar do ambiente profissional da sua empresa pode evitar que o percentual estatístico dessa doença chamada depressão aumente. Seguem algumas dicas úteis para serem colocadas em prática, visando a sua saúde e do seu ambiente de trabalho:

 

• Cultive um ambiente transparente onde gestores e colegas demonstrem empatia para ouvir e para falar o que sentem

 

• Adote metas alcançáveis e prazos realistas para todos os setores e profissionais

 

• Conceda autonomia para decidir dentro das alçadas de cada um. Profissionais vigiados sentem-se pressionados e adoecem

 

• Torne conhecidos os objetivos e defina claramente os papéis de todos

 

• Limite as jornadas de trabalho para que não sejam ultrapassadas como norma, mas apenas como exceção

 

• Ofereça desafios estimulantes e jamais opressores