São cada vez mais comuns as profissões que exigem muitas horas de trabalho diário diante de um computador. Pode não parecer, mas a jornada de quem trabalha sentado o dia todo tende a ser extremamente cansativa não apenas para a mente, mas também para o corpo.
Além do cansaço físico, esse tipo de rotina de trabalho pode causar problemas de saúde sérios. Obesidade, doenças cardiovasculares, lesões musculares, problemas na coluna e má circulação sanguínea são algumas das possíveis consequências.
Muitos desses problemas podem ser evitados com atitudes simples, mas que fazem uma grande diferença a longo prazo. Algumas delas têm a ver com a postura certa para se sentar ao trabalho. Outras dizem respeito aos hábitos que devem ser adotados para diminuir os riscos.
Conheça 9 atitudes simples para manter uma postura correta e evitar os malefícios do trabalho sentado:
Postura
1 - Mantenha os pés no chão
Durante o expediente, deixe seus pés bem apoiados no chão, com os joelhos a 90 graus. Regule a cadeira para uma altura que permita alcançar o piso sem esforço.
2 - Afaste as pernas
Deixe uma perna afastada da outra e evite cruzá-las.
3 - Puxe os ombros para trás
Todos tendemos a pender para a frente ao olhar a tela do computador. No entanto, o melhor é deixar os ombros firmes para trás.
4 - Olhe para o meio do monitor
Posicione seu computador de modo que o meio do monitor esteja em uma linha reta em relação aos seus olhos. A ideia é trabalhar sempre olhando em direção ao horizonte, e nunca com o pescoço curvado. Além disso, o ideal é que o monitor esteja a uma distância de cerca de 70 cm dos olhos.
5 - Mantenha os cotovelos junto ao corpo
Deixe seus cotovelos “colados" ao corpo, e antebraço, punhos e mãos em linha reta.
Hábitos e atitudes
6 - Use equipamentos ergonômicos
Se você trabalha em casa, invista em equipamentos que favoreçam o bem estar corporal. Uma cadeira confortável e que ajude a manter a postura é fundamental, assim como uma mesa da altura certa. Teclados, mouses e tapete de mouse ergonômicos também podem ajudar. Caso você trabalhe em uma empresa em que os materiais não sejam adequados, vale a pena solicitar essas melhorias.
O investimento refletirá em um ganho em saúde e qualidade de vida dos funcionários e pode resultar, por exemplo, em menos faltas ao trabalho.
7 - Faça pausas periódicas
Evite passar todas as horas do expediente sentado. A cada duas horas de trabalho, recomenda-se ao menos 15 minutos de pausa.
Esses momentos podem ser aproveitados para fazer uma caminhada, tomar um pouco d’água ou conversar com algum colega. O importante é movimentar o corpo.
8 - Alongue-se
Procure se alongar todos os dias. Em muitas empresas, o alongamento faz parte da rotina de trabalho, com as pausas para a ginástica laboral. Esta é uma ótima prática, mas se sua empresa não oferece esse benefício, faça os alongamentos por conta própria. Seus músculos agradecem.
9 - Pratique atividades físicas
Vale a pena dedicar algumas horas da semana para a prática de exercícios físicos. Eles ajudam a fortalecer a musculatura e combatem os malefícios da rotina de trabalho sentado.
Essas simples mudanças de atitude podem ajudar a prevenir inúmeros problemas causados pela postura inadequada no trabalho. Dedique-se a adotar essas práticas e os resultados logo poderão ser observados.