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Você sabe se comunicar no ambiente corporativo?

 

Graças aos avanços tecnológicos e às novas tendências do mercado de trabalho, o ambiente corporativo precisou se adequar à melhor forma de se comunicar, dando, assim, importância à comunicação oral e escrita. Isso porque notou-se que a comunicação no ambiente corporativo é tão imprescindível quanto aquela praticada com o público interno e os clientes. Afinal, transmitir mensagens claras e objetivas, é uma das maneiras de garantir engajamento e direcionamento às diretrizes da empresa.

 

Isso porque a dificuldade de se expressar é um problema recorrente, entre profissionais, e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que leva ao esforço inútil e sem foco. A informação mal transmitida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos.

 

Um bom exemplo é o aplicado na rede de lojas Magazine Luiza, que investiu em diversos canais de comunicação interna para o alinhamento das informações. A empresa tem como regra comunicar os passos importantes da companhia, com antecedência, aos seus colaboradores. Para isso, faz uso de seus veículos de comunicação interna (Portal Luiza, Rádio Luiza e TV Luiza) e dos momentos coletivos instituídos (Reunião Matinal, Rito de Comunhão, entre outros).

 

Mas, além das práticas corporativas ligadas à comunicação interna, os colaboradores devem, também, manter a atenção quando o assunto é comunicação interpessoal. Engana-se quem pensa que só a empresa precisa “se expressar” com excelência. É preciso estar ciente de que comunicar bem não é apenas transmitir ou receber determinada informação de forma adequada, pois, uma vez transmitida, a mensagem pode motivar ou desmotivar, informar, ensinar, educar e etc.

 

E pra você, o que garante uma comunicação mais eficaz?

A “rádio peão” no mundo corporativo

 

 

No mundo corporativo, o ditado popular “quem conta um conto, aumenta um ponto” se adéqua quando o assunto é “rádio peão”. No Brasil, a expressão tomou forma nos anos de 1970, com o movimento operário, para designar uma comunicação específica entre os trabalhadores. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas essa prática de comunicação informal se estabeleceu e é quase unanimidade em todas as companhias.  

 

Ao propagar notícias extraoficiais, os funcionários podem ajudar a desmotivar os colegas, complicando o clima da empresa. Outro fator negativo em relação à prática é o uso das redes sociais, para expor situações internas da empresa, e que podem afetar consideravelmente a imagem da companhia.

 

Veja algumas dicas para evitar que sua empresa seja vítima da rádio peão!

 

- Faça reuniões periódicas: os gestores podem contribuir para que a prática diminua, uma vez que o envolvimento dos níveis mais altos da empresa é essencial para dar apoio aos empregados e deixá-los menos desconfortáveis em tempos de crise;

 

- Canal de Comunicação interna: além de uma política de comunicação interna eficiente, aposte em ferramentas que facilitem o tráfego das informações;

 

- Líderes: para lidar com esse problema e suas consequências, os líderes devem investir na transparência e na clareza de informações;

 

- Colaboradores: é preciso bom senso ao compartilhar uma situação, pois, como se costuma dizer, toda história possui dois lados.