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Lideranças em favor dos colaboradores

 

Já dizia Abraham Lincoln: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Nessa afirmação do ex-presidente americano, nota-se que liderar pessoas vai muito além de dar ordens, mas significa engajá-las, valorizando o empenho, para trazer resultados à empresa. Isso porque a figura do chefe sisudo, que apenas dá ordens e exige de seus funcionários eficiência, tornou-se ultrapassada.

 

As empresas evoluíram e notaram que esse modelo de gestão não se adequa mais à realidade do país, e agora exige profissionais que encarem a liderança como um processo de troca, horizontalizado. Hoje, para liderar uma equipe, o colaborador precisa ser comunicativo, responsável e também ganhar o respeito e a confiança da equipe. Aquele chefe frio, que não se envolvia com os funcionários e muitas vezes era temido devido à sua posição, aos poucos, dá lugar a líderes mais humanos e cientes do seu papel na formação dos profissionais.

 

Liderar uma equipe não é um processo fácil, porque inspirar pessoas, influenciando-as positivamente e direcioná-las para o desenvolvimento de suas tarefas, pede autoconhecimento e aperfeiçoamento. Para isso, os gestores podem contar com algumas ferramentas que o ajudam a evoluir, como o processo de coaching, que ensina a liderar e os torna aptos a conduzir as pessoas de uma maneira positiva, obtendo resultados satisfatórios.

 

Apesar da capacitação, não existe uma receita para se tornar um líder de sucesso, porque naturalmente cada profissional encontrará o seu caminho para conduzir e inspirar sua equipe. Fundamental, no entanto, é lançar um olhar para cada colaborador, valorizando as habilidades, respeitando suas dificuldades, e trabalhando com a pessoa para ajudar a superá-las. 

Santillana Brasil encerra a primeira etapa da Academia de Líderes

 

 

Atenta ao cenário atual do país e comprometida com a evolução de suas equipes, a Santillana Brasil, encerrou com sucesso a primeira fase do programa de líderes. A Academia de Líderes contou com a participação de 98 gestores, que, alinhados à companhia, desenvolveram competências gerenciais importantes para treinar e preparar  seu time de trabalho para a excelência.

 

O programa promovido pela empresa está voltado à necessidade do mercado, que a cada dia vem exigindo nova postura dos gestores. Com diversos encontros, os líderes foram estimulados para o seu desenvolvimento profissional e o autoconhecimento, como revela a gerente de Design e Produção Gráfica e Digital, Sandra Homma. “Nos dias de hoje, temos que ser mais efetivos em todos os momentos, principalmente na tomada de decisão e visão estratégica. É necessário manter os líderes bem preparados”, enfatiza. 

 

Líderes reunidos em atividade que envolve concentração e criatividade. 

 

No total, a Academia de Líderes da Santillana Brasil promoveu 5 módulos de treinamento, com diversos temas, que seguiam com o propósito comum de criar líderes mais preparados para lidar com diversos desafios, como as reduções de quadro, otimização de recursos por restrição orçamentária, planejamento, gestão de conflitos, entre outros assuntos.

 

Para Sandra, a oportunidade de participar dessa primeira fase foi fundamental para a sua evolução como líder. “É essencial ter a visão clara das habilidades de liderança em que temos eficiência e das habilidades que devemos aprimorar. Desta maneira, nos tornamos melhores.”

 

Em 2017, a Academia de Líderes segue com novos encontros e mantém a sua missão de capacitar os gestores para serem líderes de sucesso, estimulando uma cultura de alta performance e sólidos resultados.

Cursos in company – vantagens e benefícios

 

Ter profissionais capacitados, engajados e comprometidos é o objetivo de muitas empresas, que acreditam no capital humano como fonte importante de competividade. Nesse direcionamento estratégico, muitas organizações perceberam que é possível conquistar benefícios tanto para o negócio quanto para o clima da empresa investindo nos cursos in company.

 

Por meio de estruturas próprias, com conteúdos customizados e gerenciados exclusivamente para capacitar e treinar os colaboradores, os cursos in company têm se revelado importante fonte de aprendizado, com conteúdo adaptável às necessidades das equipes. Visualizando os benefícios dessa prática, a Santillana Brasil, de origem espanhola, notou a necessidade de investir no idioma para capacitar seus colaboradores. Dessa forma, oferece cursos de espanhol para profissionais que necessitam do idioma em sua prática diária de trabalho. Com isso, eles passam a ter mais desenvoltura com o idioma e a se relacionar com a matriz de forma mais adequada e clara.

 

Para Ana Claudia Fernandes, editora executiva de história e filosofia do ensino médio da Santillana Brasil, a possibilidade de estudar espanhol dentro da empresa lhe permitiu otimizar o tempo e enriquecer seu currículo. “A possibilidade de fazer o curso sem sair do prédio foi fator decisivo. Do contrário, teria que adiar meu aprimoramento profissional, pois, atualmente, minha rotina profissional e doméstica (tenho duas filhas pequenas) não me permitiria frequentar um curso fora. Além disso, sinto-me mais segura em relação ao idioma, necessário para a comunicação precisa em algumas situações. Fico feliz por me aprimorar profissional e pessoalmente, pois estudar outra língua amplia o conhecimento sobre cultura, costumes e lugares”, revela entusiasmada.

 

Graças ao investimento nesses treinamentos, é possível potencializar a capacitação dos colaboradores, apostando na comodidade de trazer professores para dentro da companhia. Desta forma, equipes tornam-se mais alinhadas às necessidades do negócio e mais valorizadas.

 

E para você, cursos in company é prática que deve fazer cada vez mais parte das empresas? 

Festejos juninos agitam o dia a dia das empresas

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O mês de junho é conhecido pelas tradicionais festas juninas, e para entrar no clima dos festejos, o mundo corporativo tem apostado nas confraternizações desta época como forma de engajar e estimular os colaboradores. Entre bandeirinhas, computadores e reuniões, estas festas começam a ganhar espaço e se consolidam como uma das datas comemorativas do calendário.

 

E para atender o público, as empresas tem apostado em ações internas, como decoração temática, serviços no refeitório com cardápios inovadores, jogos motivacionais e brincadeiras, e muitas companhias já estão colhendo os frutos de se investir em festividades como esta.

 

Prova disso, pode ser percebido na empresa Santillana Brasil, que aderiu ao clima junino decorando um de seus espaços com o tema. Com apoio da Sodexo Puras, a editora conseguiu encantar os colaboradores com as decorações no refeitório e um agradável almoço temático, com muitos produtos tradicionais da festividade e música típica.

 

Eventos corporativos fazem parte da rotina de muitas empresas. Além de comemorativos, comprovam que sendo elaborados para atingir objetivos específicos, podem ser um excelente canal de comunicação com colaboradores, comunidades, fornecedores, investidores e clientes.