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Promoção de cargo na empresa, o que avaliar?

 

Evoluir na carreira é a proposta de muitos profissionais, e para alguns, um dos melhores caminhos pode ser construído dentro da própria empresa. Isto é, a promoção de cargos pode estimular a evolução e significar novas oportunidades, mas em um mercado competitivo, em que a formação e habilidade dos integrantes da equipe são parecidas, atitudes e comportamentos podem contribuir para chamar a atenção do gestor.

 

É fato que o país vive uma crise econômica, com altas taxas de desemprego, porém, contrariando o que muitos imaginam, propostas de promoção existem e aceitá-las exige cautela. Isso porque o convite pode apresentar surpresas e não ser exatamente aquilo que se está à procura. Antes é preciso avaliar diversos aspectos da proposta, pesando prós e contras, e, sobretudo, caso a decisão seja positiva, o profissional deve ter o foco tanto nos resultados quanto no cliente.

 

Para auxiliar nesta decisão, confira algumas dicas de como avaliar a promoção de cargo na empresa:

  • Plano de carreira – a promoção deve estar alinhada ao projeto de carreira estabelecido e ter objetivos semelhantes, de acordo com a sua evolução profissional.
  • Avalie – observe a oportunidade como um todo, refletindo sobre os desafios do novo cargo, o pacote de benefícios, entre outros itens.
  • Remuneração – a decisão deve ser definida não apenas com base no valor oferecido, mas também em outros aspectos do trabalho.
  • Atribuições - é importante conhecer quais serão as responsabilidades no novo cargo e se terá condições de cumpri-las. Caso a nova posição exija outras habilidades, vale reconsiderar para não prejudicar a imagem profissional.
  • Recusa – caso avalie que não deva aceitar a proposta, comunique a decisão expondo-a de forma transparente,  justificando a decisão e explicando os motivos pelos quais adotou essa posição.

Insistir ou desistir: como avaliar o melhor caminho?

 

Quer seja diante de uma ideia, um projeto ou mesmo mudança de emprego, muitos profissionais se deparam com o seguinte dilema: Devo persistir nesse ideal ou desistir? Nessa reflexão, percebe-se que a melhor decisão requer responder a outra pergunta: Você é persistente ou teimoso?

 

A resposta exige certa dose de coragem e autoconhecimento. Isso porque, movidos por um objetivo, profissionais obstinados pelo sucesso acabam investindo energia e muitas vezes não conquistando o resultado desejado. Outros, porém, durante a caminhada em busca do objetivo, percebem um insucesso na empreitada e, como forma de persistir, mudam de estratégia e conquistam bons resultados.

 

Não há uma fórmula de sucesso e cabe ao profissional perceber seus limites e notar quando um objetivo deixa de ser persistência e passa a ser teimosia. Em outras palavras, o persistente, quando não conquista os resultados desejados, muda de estratégia. Já o teimoso insiste para obter os resultados almejados.

 

É natural manter-se na zona de conforto mas, para obter sucesso, é preciso doses de ponderação e risco. Mudar um hábito, encerrar um ciclo, trocar de emprego, ou desistir de um projeto, exige grande esforço e, sobretudo, o desejo de se reinventar e acreditar no próprio potencial. No trajeto, podem ocorrer perdas, mas com energia e determinação, resultados surpreendentes podem surgir, basta estar aberto para novas oportunidades, novas ideias. 

Avaliação de Desempenho – como funciona?

 

No mundo corporativo, existem diversas formas de avaliar os colaboradores, com destaque para a Avaliação de Desempenho. De grande importância nos Departamentos de Recursos Humanos e Gestão de pessoas, essa ferramenta permite conhecer os lados pessoal, profissional e até psicológico do ser humano, com análises individuais ou em grupo.

 

Amparado em uma avaliação, é possível analisar e diagnosticar o desempenho de cada colaborador, conhecer seu comportamento, suas qualidades e limitações. A análise pode ter várias fases, começando pela observação da postura e dos trabalhos de equipe. Já na próxima etapa, são identificados os pontos de desenvolvimento e os problemas a serem resolvidos em conjunto. Por fim, entrevistas periódicas, com feedbacks da evolução do funcionário, mostram suas qualidades e seus pontos de melhoria.

 

Para o profissional, ser avaliado não é tarefa das mais fáceis, mas pode ser enriquecedor, pois com a avaliação de desempenho o funcionário tem a oportunidade de descobrir o que o gestor pensa do seu trabalho e, dessa forma, evoluir. Mas, para conquistar melhores resultados, as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa.

 

Vale lembrar que essa avaliação não consiste em punir ou demitir pessoas, mas orientar sobre as mudanças necessárias e o melhoramento de toda a empresa. Quando se chega a um resultado satisfatório, tanto os líderes como os colaboradores ganham com ações positivas, crescimento individual e coletivo, e melhor desenvolvimento.