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A importância da assertividade

 

Muito apreciada no cenário corporativo, a assertividade passou a fazer parte em diversos momentos, entre eles em processos de feedback e, inclusive, em jobs descriptions. Mas contrária às expectativas, a definição de assertividade não é tão clara quanto parece e muitas vezes não é empregada da maneira correta.

 

A assertividade traduz-se pela habilidade de expressar ideias, opiniões, sentimentos, respeitando os próprios desejos sem violar os direitos das pessoas. Mas há quem a use simbolizando acertos, porém, o seu significado é mais amplo e está relacionado a pessoas que sabem se impor, mantendo seu posicionamento em relação a um tema, mas que naturalmente defendem suas ideias com vigor e respeitam a opinião dos demais.

 

No mundo corporativo, essa habilidade torna-se, mais do que nunca, importante, pois o profissional que possui comportamento assertivo constrói uma comunicação interna saudável dentro da empresa e, principalmente, evita conflitos. Em sua maioria, pessoas assertivas costumam apresentar suas ideias e sentimentos com linguagem simples, sabem ouvir, e são empáticas com o outro. Sabem receber críticas e  lidar com seus sentimentos.  São afirmativas, firmes e sinceras.

 

Por serem diplomáticas, pessoas assertivas são cada vez mais valorizadas, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exigem decisões objetivas e focadas nos resultados esperados. Principalmente em cargos de liderança, em que é preciso avaliar os conflitos e determinar a melhor solução, a assertividade agiliza os processos de trabalho e clarifica as relações. Naturalmente, ninguém se torna assertivo de um dia para o outro, mas com treinamentos (coaching), auto-avaliação e vontade de mudar, é possível tornar-se uma pessoa mais assertiva, no sentido exato da palavra.

O não pode ser bom!

O não pode ser bom!

 

Em qualquer iniciativa, no âmbito profissional ou pessoal, o medo de receber uma negativa é bastante comum. Inicialmente frustrante e desmotivador, as pessoas têm extrema dificuldade em digerir os “nãos” recebidos no cotidiano. Desde a infância, o ser humano passa a conviver com diversas situações negativas, que, como se sabe, são importantes para o processo da formação.

 

É comum a pessoa cair na armadilha de chatear-se e ficar remoendo uma resposta negativa por muito tempo. Mas anime-se! Isso pode ser mais positivo do que parece, porque entender o motivo das negativas recebidas é um exercício valioso. O não pode servir de combustível para o aperfeiçoamento contínuo, um incentivo para refletir sobre melhorias nos aspectos pessoais e profissionais.

 

O mundo corporativo está cercado de desafios que exigem “jogo de cintura”, criatividade e assertividade para aceitar as situações. O não é um deles e deve ser encarado com naturalidade. Feedbacks negativos, por exemplo, têm que ser superados, pois fazem parte do amadurecimento profissional. Esse exercício de aceitação, feito com perseverança, é fundamental para que muitas respostas negativas, futuramente, transformem-se em positivas.

 

A Santillana Brasil quer saber: os nãos recebidos te impulsionam para novos caminhos?