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Não crie inimigos no ambiente profissional

 

É um clichê, mas o ambiente de trabalho é onde o profissional passa a maior parte do seu tempo, e nesse relacionamento próximo, com líderes, colegas ou mesmo clientes, podem surgir conflitos. Assim como nas relações familiares, o mundo corporativo exige cautela e flexibilidade, porque as pessoas possuem valores diferentes e outras formas de encarar uma situação e por isso, as desavenças são comuns, mas a forma de se relacionar pode fazer a diferença e garantir bons resultados.

 

Criar inimizades no trabalho pode trazer consequências para o profissional e dificultar a realização de tarefas, o cumprimento de prazos, ou mesmo afetar a definição de resultados. Fundamental, no entanto, é compreender que o problema não está no conflito, mas na consequência gerada por ele. Isto é, a discussão de ideias é saudável e faz parte da interação, mas a forma como as pessoas lidam, ao serem contrariadas, precisa ser avaliada. É importante saber reconhecer e ceder quando for necessário, agindo com tranquilidade, sendo cortês e gentil, porque toda causa, por mais importante que possa parecer, traz consigo reflexos e possíveis danos.

 

Pessoas que não se importam com a opinião dos outros e preferem ir até o fim com seus discursos, são mais propensas a criar “inimigos”. Às vezes, por receio de perder uma posição ou promoção, criam atritos para diminuir a reputação do colega e fazê-lo menos merecedor do que elas. Essa atitude pode causar graves consequências, e para que não seja motivo de demissão, o colaborador precisa manter algumas atitudes e se vigiar a todo momento. Para isso, pode investir em algumas dicas. Confira:

 

  • Preserve a sua imagem: evite isolamentos e panelinhas, e as temíveis “rodas de fofoca”. Se lhe for confiado um segredo, guarde-o.
  • Seja proativo: entregue resultados, porque comprovam a sua competência gerando credibilidade.
  • Mantenha a hierarquia: colega é colega e amigo é amigo, assim como o líder, que deve evitar qualquer favorecimento.
  • Vida pessoal: preserve sua intimidade, separando a vida pessoal da profissional.
  • Seja firme e verdadeiro: em qualquer situação, prefira a sinceridade e procure esclarecer o conflito. Para isso, chame a pessoa para uma reunião, e, se necessário, informe ao superior, mantendo sempre a calma e serenidade. 

O bem-estar no ambiente profissional

 

Mais do que salários adequados para suas funções, boa parte dos colaboradores busca um ambiente corporativo que os desenvolva e os estimule em busca de desafios e, naturalmente, para a realização de suas atividades. Nesse sentido, a Teoria de Maslow revela-se importante ferramenta para que as empresas entendam como funciona a motivação humana.

 

De acordo com essa tese, o psicólogo americano Abraham Maslow afirma que o comportamento humano pode ser explicado conforme as necessidades e desejos do indivíduo. Isto é, seguindo uma pirâmide de prioridades, as pessoas buscam atender às suas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, autoestima e de autorrealização.

 

Trazendo a afirmação para o universo corporativo, quando o profissional não tem suas necessidades satisfeitas, o seu comportamento é afetado diretamente e de uma maneira negativa, deixando-o desmotivado e improdutivo. Desta forma, as empresas podem explorar essa visão para entender como posicionar seus funcionários de maneira que fiquem satisfeitos e, automaticamente, produzam melhor e cresçam na empresa.

 

Para isso, podem recorrer a algumas dicas que estimulem o bem-estar, gerando motivação e a realização de seus funcionários. Veja:

 

  • Além de investir em salários e benefícios compatíveis com as funções, as empresas podem oferecer novos desafios, que estimulem o crescimento do profissional, como também garanta a estabilidade e segurança no ambiente de trabalho.
  • Podem estimular para que o colaborador participe das conquistas da empresa, compartilhando resultados, metas e deixando-o inteirado sobre todos os acontecimentos.
  • Promover a prática de atividades internas, como campeonatos entre os departamentos, confraternizações e demais eventos que estimulem o relacionamento entre os colaboradores.
  • Os gestores podem oferecer suporte emocional ao colaborador. Isto é, deixar claros os objetivos da companhia e fornecer informações para que o funcionário execute o seu trabalho.