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O bem-estar no ambiente profissional

 

Mais do que salários adequados para suas funções, boa parte dos colaboradores busca um ambiente corporativo que os desenvolva e os estimule em busca de desafios e, naturalmente, para a realização de suas atividades. Nesse sentido, a Teoria de Maslow revela-se importante ferramenta para que as empresas entendam como funciona a motivação humana.

 

De acordo com essa tese, o psicólogo americano Abraham Maslow afirma que o comportamento humano pode ser explicado conforme as necessidades e desejos do indivíduo. Isto é, seguindo uma pirâmide de prioridades, as pessoas buscam atender às suas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, autoestima e de autorrealização.

 

Trazendo a afirmação para o universo corporativo, quando o profissional não tem suas necessidades satisfeitas, o seu comportamento é afetado diretamente e de uma maneira negativa, deixando-o desmotivado e improdutivo. Desta forma, as empresas podem explorar essa visão para entender como posicionar seus funcionários de maneira que fiquem satisfeitos e, automaticamente, produzam melhor e cresçam na empresa.

 

Para isso, podem recorrer a algumas dicas que estimulem o bem-estar, gerando motivação e a realização de seus funcionários. Veja:

 

  • Além de investir em salários e benefícios compatíveis com as funções, as empresas podem oferecer novos desafios, que estimulem o crescimento do profissional, como também garanta a estabilidade e segurança no ambiente de trabalho.
  • Podem estimular para que o colaborador participe das conquistas da empresa, compartilhando resultados, metas e deixando-o inteirado sobre todos os acontecimentos.
  • Promover a prática de atividades internas, como campeonatos entre os departamentos, confraternizações e demais eventos que estimulem o relacionamento entre os colaboradores.
  • Os gestores podem oferecer suporte emocional ao colaborador. Isto é, deixar claros os objetivos da companhia e fornecer informações para que o funcionário execute o seu trabalho.

Discussão política no ambiente de trabalho

 

 

O ambiente corporativo é formado por diversos tipos de profissionais, com características únicas e opiniões divergentes. Diante do cenário do país, em que se evidencia a todo momento o assunto relacionado à política, os debates têm sido uma realidade e chegado aos departamentos dividindo opiniões. Mas surge uma questão: Será, o ambiente de trabalho, um local adequado para discutir o assunto?

 

Com o convívio diário e as novidades expostas nas redes sociais ou portais de notícia, é natural o tema vir à tona, mas, de acordo com alguns profissionais de etiqueta corporativa, o ideal é evitar discussões acaloradas. Isso porque é possível se deparar com opiniões contrárias, inclusive do próprio gestor. O importante é manter a educação e o respeito à opinião dos demais. Caso contrário, a imagem do colaborador pode ficar prejudicada no ambiente de trabalho.

 

Assim como manter uma opinião intransigente pode atrapalhar, o profissional que não se expressa pode ser visto como pessoa alienada ou sem assertividade. Nessas horas, o melhor é agir com bom-senso e, se não quiser se envolver, apenas revele o seu conhecimento sobre o assunto e seja abrangente.

 

Para preservar a boa imagem profissional, confira algumas dicas de como lidar com conflitos ideológicos:

 

  • Antes de tudo - Aprenda a conviver com as diferenças, cultivando o respeito.
  • Durante a discussão - Ouça uma opinião diferente, mas não tente convencer os outros quanto à sua posição. Da mesma forma que você não precisa se deixar convencer.
  • Seja profissional - Saiba separar a opinião política do seu colega e as tarefas. Evite que as questões ideológicas afetem as atividades internas dificultando o trabalho.

Você sabe se comunicar no ambiente corporativo?

 

Graças aos avanços tecnológicos e às novas tendências do mercado de trabalho, o ambiente corporativo precisou se adequar à melhor forma de se comunicar, dando, assim, importância à comunicação oral e escrita. Isso porque notou-se que a comunicação no ambiente corporativo é tão imprescindível quanto aquela praticada com o público interno e os clientes. Afinal, transmitir mensagens claras e objetivas, é uma das maneiras de garantir engajamento e direcionamento às diretrizes da empresa.

 

Isso porque a dificuldade de se expressar é um problema recorrente, entre profissionais, e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que leva ao esforço inútil e sem foco. A informação mal transmitida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos.

 

Um bom exemplo é o aplicado na rede de lojas Magazine Luiza, que investiu em diversos canais de comunicação interna para o alinhamento das informações. A empresa tem como regra comunicar os passos importantes da companhia, com antecedência, aos seus colaboradores. Para isso, faz uso de seus veículos de comunicação interna (Portal Luiza, Rádio Luiza e TV Luiza) e dos momentos coletivos instituídos (Reunião Matinal, Rito de Comunhão, entre outros).

 

Mas, além das práticas corporativas ligadas à comunicação interna, os colaboradores devem, também, manter a atenção quando o assunto é comunicação interpessoal. Engana-se quem pensa que só a empresa precisa “se expressar” com excelência. É preciso estar ciente de que comunicar bem não é apenas transmitir ou receber determinada informação de forma adequada, pois, uma vez transmitida, a mensagem pode motivar ou desmotivar, informar, ensinar, educar e etc.

 

E pra você, o que garante uma comunicação mais eficaz?