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“Nunca me senti no mesmo lugar”, diz a colaboradora mais antiga da Moderna

 

 

 

 

Maristela Petrilli acompanhou a maior parte dos 50 anos de história da Editora Moderna. Mas ainda assim, sente que trabalhou em diversas empresas ao longo da carreira. 

 

 

"Nesses 42 anos de Moderna, nunca me senti no mesmo lugartamanha a capacidade de renovação da empresa. Não há rotina. Cada original que cai nas minhas mãos é um outro começo”, conta a diretora editorial de Literatura, mais antiga colaboradora da Moderna.

 

Em 1976, Maristela chegou ao sobrado na Vila Mariana que então a editora ocupava, para trabalhar como revisora. Passou por diversos cargos, como preparadora e assistente editorial, até chegar à direção. 

 

Desde então, acumulou inúmeros momentos marcantes na Moderna. Ressalta as Bienais de 1984, os lançamentos de autores como Mário Lago e Pedro Bloch e as conversas com José Saramago em um Congresso do Grupo Prisa. 

 

Foi emocionante quando o Saramago, que era a principal figura do almoço oferecido pela Santillana para algumas autoridades, se dirigiu à nossa mesa para conhecer a equipe de editoras e acabou comendo conosco. Falamos de Literatura, de Portugal e do Brasil”, recorda.

 

Lembra ainda dos lançamentos do escritor infantojuvenil Pedro Bandeira, autor de dezenas de títulos e referência brasileira no gênero. 

 

Entre as passagens mais emocionantes de sua longa carreira na Moderna, Maristela recorda os versos que o autor Braguinha criou para ela: "Vai vai vai que a vida não tem BIS, agarra tua estrela, o que importa é ser feliz”. 

 

Para o futuro, promete: a Moderna não perderá o foco da literatura infantojuvenil, mas sempre comprometida com a inovação. 

As lições das empresas cinquentenárias e centenárias

 

 

 

 

No Brasil, a maior parte das empresas fecha em menos de cinco anos. A forte concorrência, a instabilidade econômica, a constante mudança do mercado… São muitos os motivos que dificultam a longevidade dos empreendimentos no país. 

 

Assim, o que os gestores das empresas mais jovens podem aprender com companhias que atingiram marcas importantes, como 50 ou 100 anos de história? 

 

No mês de outubro, a Editora Moderna completa meio século de idade. Além das merecidas comemorações, vamos também fazer o que temos feito de melhor nesses 50 anos: compartilhar o conhecimento que adquirimos. 

 

Fundada pelo professor Ricardo Feltre, a Moderna teve responsabilidade direta na formação de diversas gerações de leitores, ao oferecer livros didáticos, literatura infantojuvenil e materiais de apoio pedagógico modernos, atraentes e com foco na realidade dos alunos. 

 

Para chegar aos 50 em uma posição de destaque e com tamanha visibilidade no mercado editorial, a editora precisou justamente se manter moderna ao longo dos anos, adaptando-se às constantes transformações das necessidades educacionais do país, sempre com a missão de construir uma sociedade melhor por meio da educação. 

Evolução da marca da Moderna durante 50 anos.

 

É por isso que uma das principais lições que a história da Editora Moderna pode oferecer é a capacidade de se reinventar, sem nunca perder de vista a principal vocação da empresa. Quando há convicção a respeito da missão de uma companhia, é mais fácil ter firmeza no caminho, ainda que sejam necessários alguns ajustes de rota ao longo do tempo. 

 

Parte disso é a preservação da história. Para chegar longe, é preciso saber de onde veio. As empresas mais experientes sabem quais são suas origens e valorizam cada passo que as levaram aonde estão agora. 

 

Outra característica das empresas longevas, compartilhada por companhias como IBM, Siemens e Sicredi, que atuam há mais de 100 anos no Brasil, é a visão de longo prazo. Para perdurar em um negócio por muitas décadas, não basta planejar os próximos anos. É preciso pensar grande.

 

O compromisso com a comunidade é outro fator fundamental na prosperidade duradoura. Uma empresa cresce muito mais se o seu entorno se desenvolve junto dela. A responsabilidade social deve estar sempre presente, desde o início.

 

Por fim, é imprescindível estar atento às inovações, e saber diferenciá-las dos modismos. Ao longo dos anos, muitas tendências impressionam o mercado. Algumas delas são passageiras e não trazem nada de realmente novo. Outras, modificam a vida das pessoas para sempre. 

 

No fundo, o segredo para a longevidade empresarial é saber manter a modernidade sem esquecer o passado. Como a Editora Moderna vem fazendo há 50 anos.