Mais do que um simples processo gerencial, pode-se dizer que o planejamento estratégico ocupa um importante espaço dentro das empresas. A partir dele, a companhia pode definir os rumos, pois é etapa importante para a discussão, reflexão, além da avaliação de forças e fraquezas, impulsionando a empresa na direção correta, auxiliando para que possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.
Mas para chegar à estratégia, um longo trabalho precisa ser feito entre a alta direção da empresa, diretoria, os gestores e departamentos. Para isso, os profissionais reúnem-se, por vezes em encontros semestrais, anuais, ou mesmo com maior periodicidade, para, então, tomar as decisões sobre como a organização pretende seguir, quais produtos e serviços pretende oferecer, e mercados e clientes que deseja atingir.
Pode não parecer, mas o planejamento estratégico tem forte impacto em todos os membros da companhia, pois é por meio dele, que se determina o sucesso da empresa. Se, por exemplo, uma indústria determina, baseada no planejamento estratégico, lançar um novo produto no mercado, os colaboradores ligados à produção têm total impacto, pois serão os responsáveis por sua fabricação. Dessa forma, o diálogo com esses colaboradores é fundamental, por permitir que todos tenham a oportunidade de conhecer a estratégia da companhia e, com isso, definir como podem contribuir para sua execução.
Muito mais do que a projeção de ações no calendário, é uma necessidade de analisar os negócios. Um planejamento estratégico bem definido fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir efetiva transformação organizacional para melhor.