Moderna participa de programa de livros do governo

 

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD oferece livros didáticos às escolas públicas do ensino fundamental, e é executado em ciclos trienais alternados, ou seja, a cada ano o Ministério da Educação - MEC distribui livros a todos os alunos de um segmento, estejam eles nos anos iniciais de alfabetização, no ensino fundamental ou ensino médio.

 

A Editora Moderna participa desse programa inscrevendo seus livros didáticos no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Então, há a entrega desses livros juntamente com a documentação necessária, ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, para que façam uma triagem e, em seguida, os livros selecionados são enviados à Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, para avaliação pedagógica.

 

As obras são avaliadas e o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aptas. Esse guia é enviado às escolas públicas, as quais devem escolher os livros que melhor atendem às suas necessidades.

 

A Editora Moderna também mantém contato com as escolas, após a distribuição dos livros, prestando o serviço de acompanhamento aos professores com o novo material, para assim, melhorar a aplicabilidade e aproveitamento dos livros fornecidos. Esse é um apoio fundamental que amplia os conhecimentos tanto dos professores, como dos alunos.

 

PNLD 2016

Por se tratar de um importante programa do governo para a melhoria da educação do país, a Editora Moderna promoveu um encontro comercial em Minas Gerais, entre os quase 300 profissionais da força de venda. O tema central do encontro propôs um direcionamento para as ações do PNLD, a partir da discussão da educação de resultado, buscando práticas com valor agregado aos alunos e profissionais da educação, e também, ao país.

 

 

Na ocasião, os colaboradores conheceram as estratégias da empresa para o PNLD 2016, os produtos inscritos e foram treinados para auxiliar as escolas em suas necessidades.

Dia do Diagramador e Revisor

 

Você sabia que um livro precisa de vários artistas para ficar pronto? Isso mesmo, graças ao trabalho minucioso do diagramador e do revisor, o livro que está agora em suas mãos pôde ser finalizado e produzido. Por isso, nada melhorar que aproveitar esta data para reverenciar o trabalho destes dois artistas, em especial aos colaboradores da Santillana Brasil.

 

Os diagramadores são extremamente necessários para a produção e o acabamento dos livros e, geralmente, ficam escondidos dos leitores e não recebem o devido valor. Eles organizam, alteram e “quebram a cabeça” para construir as páginas de um livro. São fundamentais para dar sentido ao texto, pensando em cada detalhe, em cada elemento que faz parte da história.

 

Já os revisores são os profissionais com o “olho crítico” que avaliam se tudo está em ordem. Eles têm a tarefa de avaliar a clareza do texto e verificar se a escrita segue as normas da língua portuguesa ou de outros idiomas, como acontece com as traduções, e tudo isso para deixar a leitura muito mais agradável.

 

Por serem tão especiais e fundamentais, a Santillana Brasil possui um departamento especializado no desenvolvimento dos livros. Atualmente o setor conta uma equipe de colaboradores que são os responsáveis pela produção de diversos livros.

 

Incrível não é mesmo? Por isso, você diagramador ou revisor, nos conte qual foi a produção editorial que mais lhe deu prazer e motivação. 

Semana Mundial da Água – conscientização do uso

 

Com a crise hídrica dos últimos tempos, é nossa obrigação cuidar e preservar a água, principalmente agora que ela está escassa. E que tal levar ações simples de economia para dentro da empresa? É uma boa opção!

 

Se a empresa puder investir em treinamentos ou palestras, pode ser uma saída para conscientizar a todos, mas caso isso não aconteça, seja você mesmo o porta-voz do uso consciente da água. Passar a mensagem à diante é a primeira atitude que empresários, gestores, funcionários e colaboradores devem ter, alertando para as formas de economia.

 

Mesmo os funcionários podem estar atentos aos possíveis vazamentos nos banheiros e cozinhas da empresa. Caso observe algum, avise ao seu gerente ou gestor imediatamente para que o mesmo informe ao departamento apropriado.

 

Nos banheiros, ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e apenas abra quando for enxaguar. Mesmo assim, não há necessidade de abri-la muito, abrindo em uma quantidade suficiente, já há uma boa economia. E claro, feche bem as torneiras, caso as mesmas não sejam de pressão.

 

Há empresas que têm banheiros com caixas de descarga do modelo que têm duplo acionamento (3 litros para dejetos líquidos e 6 litros para dejetos sólidos). Sendo assim, utilize corretamente.

 

Caso você utilize copos ou garrafas, e restar água do dia anterior, não descarte-a, reutilize-a em plantas, caso as tenha dentro da empresa, ou até para lavar as mãos.

 

Maneiras de economizar existem e cabe à nós identificar qual a melhor forma, pois a crise da água não é temporária. Mais uma vez reforçamos que o equilíbrio da vida terrestre depende da água e é nossa obrigação pensar na sua preservação.

Dia Mundial da Água

 

 

A água é um elemento importantíssimo do planeta Terra, portanto, entendemos que é obrigação do ser humano, cuidar e preservar. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas – ONU criou o dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, durante a ECO-92, uma importante conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento mundial.

 

A data foi marcada para intensificar as reflexões relacionadas ao valor que devemos dar à água. Este dia também vem como um alerta de que o homem degrada e polui a água potável.

 

Com a criação da data, a ONU abre discussões todos os anos sobre os problemas que giram em torno do uso desse bem coletivo tão precioso. Sempre com temas diferenciados, ocorrem discussões para expor maneiras e projetos que ajudem os recursos hídricos e que conscientize a população mundial.

 

Entende-se que o equilíbrio da vida terrestre depende da água e é obrigação do todos transmitir estes cuidados para as gerações futuras.

Água se economizar, não vai faltar!

 

 

Que tipo de líder você é?

 

Liderar é a arte de conduzir pessoas a alcançarem, com êxito, os resultados planejados. Além de gerenciar equipes, uma importante função de um líder é inspirar as pessoas, influenciá-las positivamente e direcioná-las para o desenvolvimento de suas tarefas. Sintetizando, a definição parece simples, mas na prática exige mais competências do que se imagina.

 

Naturalmente, no ambiente corporativo você deve ter se deparado com diversos perfis de líderes, uns mais amorosos, outros mais impositivos, outros ainda mais democráticos. Mas acredite, existem diversos tipos de líderes e certamente você deve se enquadrar em algum perfil. Mas se você ainda não é líder, não se preocupe, aproveite para se conhecer melhor e se preparar para uma futura promoção.

 

- Exigente

Muito crítico, observador e perfeccionista. Costuma ser duro em suas críticas, e acaba gerando medo em sua equipe. Por ser assim, em situações de emergência tende a solucionar os problemas com agilidade e, em contrapartida, os funcionários sentem-se tolhidos ao seu lado.

 

- Dirigente

Sua principal característica é apontar as direções claras para a sua equipe. Possui senso de oportunidade, é empreendedor e é capaz de correr riscos e antecipar tendências. Esse líder garante a motivação dos funcionários por meio da transparência.

 

- Afetivo

Preza pela harmonia entre a equipe, é sensível às pessoas e aos seus problemas pessoais. Sua linha de atuação é tratar bem os colaboradores e estes, por sua vez, retribuem com lealdade e alto desempenho.

 

- Democrático

Segue a linha da divisão de responsabilidades, permitindo que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo. É aberto ao diálogo e feedbacks constantes para facilitar a solução de problemas internos.

 

- Modelador

Assim como o próprio nome, esse líder se diferencia por modelar a equipe às suas normas e procedimentos, pois acredita ter sempre o melhor caminho para a execução do trabalho. Costuma tomar as decisões sozinho e não as compartilha com o grupo.

 

- Treinador

Aposta nas capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele investe tempo e esforços para identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador, criando um ambiente colaborativo e ao alcance das metas da empresa.