Equipe criativa e de alta performance

Conquistar equipes comprometidas e altamente produtivas pode ser um constante desafio para muitos gestores no mundo corporativo. Afinal, líderes sabem que precisam obter o máximo de eficiência de cada integrante de suas equipes e, principalmente, comprometer as pessoas a buscarem resultados alinhados às estratégias de negócio. Mas surge, então, a pergunta: como fazer isso?

 

 

De fato, não existe fórmula mágica, uma vez que a motivação é pessoal e porque as necessidades, os objetivos e as metas são diferentes para cada indivíduo. Mas há, porém, algumas dicas que contribuem para o engajamento e estimulam a criatividade dos funcionários. Confira:

 

  • Promova a participação da equipe. Ouça e peça sugestões de melhoria;
  • Estabeleça metas e proponha que cada um tenha suas metas individuais;
  • Dê feedback (retorno) do desempenho dos funcionários. Elogie e valorize as boas ações; oriente e mostre os pontos a serem melhorados;
  • Estimule os melhores resultados. Valorize e dê incentivos;
O líder tem papel preponderante, pois suas atitudes nortearão o trabalho da equipe.

Em ano de crise, poupar é a regra!

 

O ano não está fácil e a palavra do momento é “crise”. Com isso, diversas empresas estão prestando mais atenção aos colaboradores que as ajudam a poupar ou evitar perdas financeiras. Isso porque, atitudes positivas e comprometimento dos colaboradores são características observadas no ambiente corporativo e que em momentos de crise, podem fazer a diferença para a companhia e para a carreira.

 

Por este motivo, algumas companhias estão incentivando os funcionários a mudarem alguns hábitos. O funcionário que se dedica, sugere e colabora com a empresa não passa em branco e pode assim, ganhar visibilidade em promoções.

 

Por exemplo, os colaboradores de áreas jurídicas podem repensar processos e acordos para evitar prejuízos. Já o departamento de marketing pode pensar em como posicionar a imagem da empresa, de forma a aumentar os lucros. No RH, uma possível solução é avaliar a necessidade de novas admissões. E o setor financeiro, deve ficar atento à entrada ou saída de cada centavo.

 

Mas há outras pequenas atitudes que podem ser aplicadas por todos os colaboradores, e que naturalmente, podem contribuir com a redução de custos. Confira:

 

  • Trocar o copo descartável por uma caneca;
  • Reduzir o número de impressões, e quando necessário, utilizar a folha em frente e verso, ou até para rascunhos;
  • Reduzir o consumo de energia elétrica e investir na iluminação natural do ambiente, e também, optar pelas janelas abertas no lugar do ar condicionado.
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E você? Nos conte quais soluções poderiam ajudar?

Dia do Folclore

 

O folclore brasileiro pode ser definido como a cultura do povo. É o conjunto das tradições culturais, crenças, costumes, danças, canções e lendas do Brasil. E para preservar as tradições, o dia 22 de agosto ficou marcado como o Dia do Folclore. Rico em diversidade em cada região do Brasil, por meio do folclore, pode-se formar bons hábitos e atitudes, despertar sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas da terra.

 

Preservar, é portanto, fundamental para que o folclore seja visto como algo que está em constante evolução, como revela o autor César Obeid, da Editora Salamandra. “Há uma tendência das pessoas olharem o folclore como algo parado no tempo. Porque o folclore não é só isso, vai muito além das advinhas, parlendas, travas línguas, abrangendo as manifestações autênticas das culturas populares, que são as danças, as músicas e a literatura feitas regionalmente. E essas manifestações mudam ao longo do tempo, são contemporâneas e se adaptam a realidade da sociedade”.

Ao encontro desta afirmação, o autor Ricardo Azevedo, enfatiza a importância das obras que valorizam as culturas regionais na literatura brasileira. “Tenho certeza de que os contos populares representam um tipo de literatura única e essencial, tanto pela forma com que abordam os assuntos, como pela linguagem que utilizam”.

 

Esse conjunto cultural deve e precisa ser preservado para sempre! Por isso, a Santillana Brasil reconhece a riqueza da cultura popular brasileira e investe em livros que preservam a memória do povo. Além de César Obeid, autor de diversos títulos, entre eles “Minhas Rimas de Cordel”, o grupo conta com as obras de Ricardo Azevedo, em destaque para o livro “Cultura da Terra”, e ainda, com a coleção exclusiva de Walcyr Carrasco sobre alguns contos dos folclore brasileiro.

5 dicas para um perfil campeão no LinkedIn

 

O LinkedIn é uma rede social para fins profissionais e, hoje, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de participação. Sua função é incentivar o network entre profissionais de diversas áreas; mostrar suas habilidades, competências e experiências; além de possibilitar que sigam as novidades de empresas e grupos sobre assuntos de seu interesse.

 

Para ter um perfil campeão, basta seguir algumas dicas simples:

 

  1. Tenha uma foto de perfil: as pessoas gostam de ver o rosto de quem está fazendo contato. Utilize fotos sóbrias e que passem credibilidade à sua função.

 

  1. Capriche no resumo: o campo “resumo” é o espaço adequado para descrever suas principais habilidades e funções, assim como os resultados obtidos. Utilize palavras-chaves para que as pessoas possam encontrar o seu perfil.

 

  1. Acerte nas experiências: todas são válidas, porém dê mais ênfase àquelas que têm o seu foco no momento. Descreva em forma de tópicos suas principais atividades.

 

  1. Defina competências: você pode listar na aba “competências”, todas as habilidades que possui. Assim, os contatos que o reconhecem por essas habilidades podem ajudar a endossá-las.

 

  1. Mantenha contato: não basta apenas adicionar, você deve parabenizá-los por novas conquistas, interagir com suas publicações e enviar-lhes mensagens, quando necessário.

 

 

Dica extra: Siga a página da Santillana Brasil (Editora Moderna), no LinkedIn, para acompanhar as novidades da empresa.

Workaholics: Perigo!

 

Com a intensa competitividade e as mudanças constantes no dia a dia de grandes corporações, muitos profissionais passaram a se dedicar demasiadamente ao trabalho, sem conseguir se desligar. Trata-se dos workaholics, um grupo que passa mais tempo no trabalho e muitas vezes negligencia aspectos importantes da vida, como estar com a família, praticar o lazer e até mesmo cuidar da saúde.

 

Amparados por essa premissa, profissionais se veem condicionados ao trabalho, muitas vezes, como “válvula de escape” do mundo real. A insegurança em relação ao futuro no trabalho e a oportunidade de carreira, podem incentivar o comportamento. Contudo, a busca excessiva pela produtividade pode gerar complicações e não necessariamente bons resultados.

 

É importante saber que muitas empresas tem preferido profissionais produtivos no lugar dos workaholics, uma vez que notaram que estes colaboradores são mais propensos a problemas relacionados a saúde e também, pelo risco de não se reciclarem e não buscarem conhecimento por falta de tempo, ou até, por evitarem a vida social.

 

Para identificar se você é um potencial workaholic, confira algumas situações que revelam este comportamento:

 

  • Trabalhar durante longo período sem intervalo;
  • Passar poucas horas em casa;
  • Leva constantemente trabalho para casa;
  • Faz poucas horas de sono;
  • Raramente sai em férias e socializa com os amigos;
  • Seu único hobby é trabalhar;
  • Mantém vários trabalhos ou é responsável por vários projetos na empresa.

 

Atenção: Para mudar esse padrão, o primeiro passo é identificar o motivo que os levam a trabalhar tanto. Na sequência, descobrir o mundo fora do escritório/trabalho; criar novos hábitos; e vivenciar momentos de descanso e descontração. Só assim serão produtivos, efetivamente.