Aposentadoria! Conheça as novas regras.

 

 

Desde a metade de 2015, de acordo com a Medida Provisória 676, uma importante alternativa para quem pretende se aposentar pode ser adotada. Essa nova regra oferece aos trabalhadores a fórmula 85/95 com base no chamado cálculo progressivo, podendo ou não ser vantajosa para quem pretende se aposentar com o benefício integral.

Para as pessoas que queiram se aposentar por idade, continua a valer a regra de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, ambos com pelo menos 15 anos de contribuição previdenciária. Nessa modalidade, os optantes receberão 70% do salário de benefício, além de 1% por ano de contribuição. Quem deseja conseguir a aposentadoria integral tem que contribuir por pelo menos 30 anos. A diferença, neste caso, é que a idade para conseguir o benefício do INSS é de 65 anos para os homens e 60 para as mulheres.

A proposta da nova regra surge como alternativa para esses cenários e cabe à pessoa analisar se ela é vantajosa. A fórmula 85/95 soma a idade do indivíduo com o tempo de contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), caracterizando o cálculo progressivo. Dependendo da situação, a regra pode ou não substituir o Fator Previdenciário, que é baseado em três pilares: idade, tempo de contribuição e expectativa de vida. Para as mulheres, quando essa soma atinge 85, o Fator Previdenciário não é aplicado, ou seja, fica garantido o valor integral do benefício recolhido. No caso dos homens, o mesmo conceito é válido para que seja possível se aposentar com 100% do valor, mas somente quando a soma tiver como resultado 95.

Em ambos os casos, a idade para a aposentadoria pode ser menor, já que não existe idade mínima para se aposentar, desde que o tempo de contribuição cumprido seja maior do que 35 anos para homens e mais de 30 para as mulheres.

A medida provisória, de junho de 2015, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, nesse meio tempo, pode ser modificada ou até mesmo cancelada. Caso a nova regra de cálculo não atenda aos objetivos, uma reformulação pode ocorrer dentro de 4 ou 5 anos.

Imagem pessoal: você cuida da sua?

 

 

Um currículo bem elaborado, bons contatos profissionais e experiência podem abrir portas, mas não são a garantia de sucesso. No mundo corporativo, existe um ponto que pode contribuir na busca de uma vaga de emprego, ou para manter-se no mercado de trabalho: a construção da imagem pessoal, ou, para alguns, o marketing pessoal. Muito mais do que apenas se autopromover, é um conjunto de maneiras e possibilidades que farão com que as pessoas o vejam de maneira mais positiva.

 

Por meio da oratória impecável, ou de conhecimentos além do convencional, ou, ainda, com roupas e acessórios marcantes, o profissional deve aprender a utilizar alguns artifícios que o destaquem e qualifiquem como alguém que pode fazer a diferença.

 

Para isso, pode recorrer a alguns passos, e o primeiro é reconhecer a importância da vestimenta adequada ao ambiente de trabalho. Ao vestir-se respeitando o dress code da empresa, o colaborador pode revelar, de forma simples, que compreende as regras, tem empatia e disciplina. Já na maneira de se apresentar, caso tenha dificuldades de expressar ideias, pode investir num curso de oratória, para aprender a se articular e, de fato, “vender o seu peixe”. E se, por acaso, perceber que tem limitações de conhecimento, nada melhor do que investir em cursos de aperfeiçoamento ou num processo de coaching executivo, que poderão contribuir para sua evolução profissional.

 

Quando o assunto é imagem pessoal, certamente, um profissional será lembrado e valorizado por aquilo que demonstra com a aparência, na fala, e no modo de se expressar e comportar. Portanto, para vender a imagem, é preciso considerar esses fatores importantes, que colaboram para o sucesso profissional.

 

E você se identificou com algum dos pontos abordados? Aproveite e faça uma reflexão sobre o assunto. Pode ser um primeiro passo para grandes mudanças.

Síndrome de Burnout: a doença dos tempos modernos

 

Mente acelerada, cansaços mental e emocional. Esses poderiam ser os sintomas tradicionais de uma crise de estresse, se não fossem, também, os sintomas de uma nova doença, que tem avançado no cenário corporativo. Trata-se da síndrome de burnout, um distúrbio dos tempos modernos, caracterizado pelo desgaste emocional, que danifica os aspectos físico e emocional da pessoa.

 

Em outras palavras, o profissional chega ao seu limite máximo, com o excesso de estímulos recebidos, até que os neurotransmissores simplesmente param de fazer conexões, como uma espécie de pane de um veículo em movimento. A síndrome manifesta-se especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

 

O diagnóstico ainda exige cuidados, pois pode ser confundida com outras doenças. Mas existem alguns sintomas padrão, como: irritabilidade, baixa autoestima, mudanças de humor, lapsos de memória, ansiedade e depressão. Para o tratamento, o profissional deve consultar um médico, que pode prescrever antidepressivos e psicoterapia. Além disso, a atividade física regular e os exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

 

Confira algumas recomendações para saber lidar e reconhecer a doença:

 

  • Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de Burnout.
  • Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo na qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental.
  • Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e os objetivos profissionais.

Aprenda a explorar o LinkedIn!

 

 

Criado em 2003, nos Estados Unidos, o LinkedIn conquistou espaço e hoje está consolidada como a maior rede social corporativa do mundo. Excelente plataforma para fazer networking e procurar empregos on-line, a rede tem se destacado, também, por oferecer muitas oportunidades para marketing e vendas.

 

A cada dia, mais profissionais se conectam à rede, mas ainda sem compreender a ampla capacidade da ferramenta. É o que afirma Diogo Marra, gerente de Relacionamento do LinkedIn, ao reforçar a missão da rede. “O LinkedIn tem a missão de promover oportunidades para toda a rede, além de informações. Mais do que isso, é uma rede de relacionamento não apenas profissional, mas, principalmente, de aprendizado.”

 

Isso porque o LinkedIn conta com diversas oportunidades para explorar assuntos, como o canal Pulse, que é uma fonte para notícias profissionais com conteúdos interessantes e debates sobre as novas tendências, onde é possível ler e compartilhar as informações publicadas. Outra novidade da plataforma é a possibilidade de inserir vídeos nas publicações.

 

Diogo Marra destaca também algumas dicas que podem contribuir para o melhor uso da ferramenta. Confira as dicas e coloque-as em prática! 

 

  • Apenas adicione pessoas que você conheça: a efetividade do networking depende do nível de entrosamento, se este for nulo, não há como surtir efeito.
  • Participe de grupos, curta e compartilhe informações: ao endossar os conteúdos, naturalmente você passa a fazer parte de determinado assunto e a ganhar visibilidade.
  • Atenção às informações publicadas: evite assuntos que possam criar polêmica e ser motivo de piadas; o melhor é abster-se. 

Parabéns, Editora Moderna!

 

Consolidada como empresa líder nos mercados público e privado de livros didáticos, a Editora Moderna chega à expressiva marca de 47 anos de existência construindo uma educação de qualidade para os brasileiros. E a receita para o sucesso tem um fator essencial: seus colaboradores. Graças aos profissionais que acreditam na evolução educacional do Brasil e trabalham para fazer a diferença, a Editora Moderna tornou-se referência em educação de resultados no país. Este ano, seu catálogo de literatura infanto-juvenil completa 35 anos, assumindo a posição de líder no segmento.

 

Fundada em 22 de outubro de 1968, a Editora Moderna passou a integrar, em 2001, a Santillana Brasil, braço editorial do Grupo Prisa, uma das principais unidades de educação, comunicação e entretenimento em línguas espanhola e portuguesa. A partir de então, o crescimento foi surpreendente, conquistando status de multinacional.

 

Entre seus diferenciais, o Grupo se destaca por ter colaboradores que atuam há mais de 30 anos e que acompanharam toda a evolução e o crescimento da companhia. Prova disso, é Maristela Petrili de Almeida Leite, diretora adjunta editorial de Literatura da Editora Moderna, que se orgulha por ter o crachá número 01 e por completar, este ano, a expressiva marca de 39 anos de serviços prestados. Sua história funde-se à da empresa, pois, graças à parceria de sucesso, Maristela pode se desenvolver e contribuir para o crescimento da companhia: “Entrei como revisora, sem saber ao certo o que fazer. Em seguida, passei a ser editora de textos e, assim, fui fazendo carreira. Até que um dia o professor Ricardo Feltre me fez uma proposta, pois, naquele momento, a Editora Moderna estava investindo em um novo segmento, que era literatura infanto-juvenil. Hoje, depois de tantos anos, costumo dizer que eu estou diretora, mas eu sou editora, tamanha é a minha paixão pelo  que faço”.

 

A parceria foi tão bem-sucedida, que Maristela não pensa ainda em se aposentar. Para ela, todos esses anos dedicados à empresa foram únicos. “Eu nunca fiquei no mesmo lugar, na mesma empresa. A cada ano, era um desafio, um projeto novo, uma nova gestão, nunca teve mesmice, diante de tamanha capacidade de renovação desta empresa. O tempo vai passando e, de repente, quando você se dá conta, lá se foram 39 anos”.

 

Parabéns, Editora Moderna, pelos 47 anos de trabalho dedicados à educação do país.