Vantagens da graduação depois dos 30 anos

 

Nem tudo na vida é imutável, da mesma forma que a construção da carreira, muitas vezes, exige novos rumos. A razão para isso pode ser a alta competitividade no mercado de trabalho, que, a todo o momento, busca profissionais interessados em constante aprimoramento e aprendizado.

 

Exemplo são as pessoas que ingressam numa graduação após os 30 anos, como é o caso da Ana Lucia de Oliveira, analista financeiro da Avalia Qualidade Educacional, empresa da Santillana Brasil. Assim como outros profissionais, que investem num curso mais tardiamente devido a diversas situações, como dificuldades financeiras ou outro tipo de limitação e impedimento, a profissional nutre o desejo de evoluir, apesar da idade.

 

Para Ana Lucia, a decisão de investir numa graduação surgiu por causa de uma promoção recebida dentro da sua área na empresa. “Essa oportunidade, que surgiu na companhia reforçou o desejo e a necessidade de uma graduação que me igualaria, no mercado de trabalho, me oferecendo, assim, a chance de acrescentar mais conhecimento sobre minha área de atuação”, enfatiza.

 

Nesse exemplo, é possível notar que empresas como a Santillana Brasil, que investem na vivência e experiência desses profissionais, saem na frente, uma vez que terão colaboradores mais engajados e confiantes de suas escolhas, como revela a analista financeiro: “Iniciar uma graduação mais madura, dá a certeza daquilo que se quer como profissional, não havendo, após a sua conclusão, migração para outras áreas de atuação”.

 

Estudar tardiamente tem muitas vantagens, como consolidar, por meio do conhecimento teórico, tudo o que se aprendeu na prática. Além disso, são qualidades procuradas pelos gestores, no mercado de trabalho, a força de vontade e o desejo do aprimoramento pessoal. Pessoas que não buscam construir e evoluir os seus conhecimentos, podem ser facilmente descartadas; em contrapartida, profissionais que investem na graduação, apesar da idade, demonstram forte vontade de crescer e buscar sempre o melhor.

 

Da mesma forma, iniciar uma graduação implica alguns desafios, como nova rotina, novos compromissos acadêmicos, lidar com colegas mais jovens, mas, para Ana Lucia, a oportunidade serviu como troca de experiências: “A graduação acrescentou muito, na minha vida, pois, nas dificuldades que encontrei, recebi muito apoio não só pelo fato de ser mais velha, mas pela troca de experiências, tanto de vida quanto intelectual”, encerra entusiasmada.

Fuja dos acidentes!

 

São comuns, em muitas empresas, regras e normas de segurança, assim como uma equipe de segurança do trabalho. Quer seja no ambiente profissional, em casa, ou na vida, manter-se atento às atitudes pode ser um passo para evitar acidentes. Isso porque, em geral, as pessoas não percebem que uma simples ação pode ocasionar prejuízos, ou mesmo acidentes.

 

Por vezes negligenciados por profissionais, os aspectos ligados à segurança passam despercebidos e, muitas vezes, podem ter impacto em suas vidas, por isso, é importante valorizar e aceitar as normas estipuladas, como é exemplo o caso de uma empresa que orienta seus colaboradores a subirem as escadas com a mão apoiada no corrimão.

 

Em geral, as pessoas não costumam antecipar possíveis situações e comprometem, assim, a sua segurança e a das demais pessoas. Por isso, adotar um comportamento seguro, que considere os riscos de determinada atitude, é o melhor caminho. Outra medida é observar as regras do ambiente, respeitando normas, procedimentos e demais orientações.

 

A máxima “prevenir é melhor do que remediar”, faz total sentido, uma vez que, ao desobedecer a determinada norma, o profissional pode sofrer sanções, como o afastamento do trabalho; ter problemas de saúde; ou, em casos mais graves, comprometer a própria vida. É preciso colocar a segurança como prioridade, tornando-a parte não apenas do ambiente profissional, do lar, mas da vida em geral.

Crise? Fuja dessa onda!

 

É quase uma certeza: momentos difíceis e crises existem e sempre existirão, a diferença está apenas na forma de lidar com eles. Isso porque, levados pela onda de pessimismo, muito em razão das dificuldades enfrentadas pelo País, profissionais diversos criam algumas barreiras que podem prejudicar o desempenho na carreira.

 

A palavra do momento é aproveitar a onda de incertezas para reverter em ações positivas, tirando proveito de situações que, aparentemente, parecem desfavoráveis, pois, como bem afirmou Albert Einstein, “no meio de toda dificuldade existe sempre uma oportunidade”.

 

É hora de agir e, para isso, desenvolver outras habilidades pode ser o caminho para transmudar-se, além de redescobrir-se e reinventar-se. Sai na frente quem visualiza o problema e não se amedronta diante da situação, mas, pelo contrário, consegue enxergar outras possibilidades de sucesso e, claro, melhoria. Por exemplo, no caso de uma empresa, investir em treinamento para melhorar a resiliência, o marketing pessoal, a inteligência emocional, entre outras habilidades, pode ser o caminho da mudança.

 

Por isso, tornar-se um empreendedor nos tempos atuais faz total sentido, uma vez que pessoas com essa característica destacam-se por idealizar, planejar e criar uma nova oportunidade de negócio, apostando na inovação em busca da conquista de melhores resultados. Não cabe mais apontar a culpa para a crise, porque, quando se tem um objetivo definido, o negativismo desaparece, dando lugar para a coragem de lutar pelo que se quer de forma mais assertiva. 

Conheça a Síndrome TDAH

 

Rotulados por pessoas desatentas, hiperativas ou impulsivas, alguns profissionais podem sofrer de um transtorno que muitas vezes desconhecem. Trata-se do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que se caracteriza pelo descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção. Inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos em adultos.

 

O TDAH é mais comumente diagnosticado em crianças, mas, em boa parte dos casos, essas pessoas crescem sem saber que a possuem. Por ser um distúrbio ainda cercado por dúvidas e incertezas, muitos adultos passam a vida sem descobrir e, assim, têm o seu tratamento prejudicado pela falta de orientação adequada.

 

Relacionando o problema ao ambiente profissional, é fácil compreender porque certas pessoas têm dificuldades em realizar algumas tarefas e, por isso, o diagnóstico correto e  tratamento adequado podem fazer a diferença. Para isso, é importante, se houver dúvida, procurar um médico especializado (psiquiatra ou neurologista), que poderá avaliar e, se comprovada, promover melhora significativa nas relações interpessoais com colegas, familiares e amigos.

 

No entanto, o profissional pode ficar atento a alguns sinais de alerta, como:

 

  • Rendimento abaixo da capacidade intelectual;
  • Falta de foco, atenção e dificuldade de seguir rotinas;
  • Dificuldade em planejar e executar as tarefas;
  • Frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes;
  • Dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando;
  • Intolerância a situações monótonas e repetitivas;
  • Dificuldade para escutar e esperar a sua vez de falar, ou mesmo, manter-se em filas.

Compliance: qual a sua importância?

 

Cada vez mais presente nas empresas, o Departamento de Compliance está se tornando indispensável ferramenta para assegurar a transparência e as melhores práticas dentro das organizações. Traduzida do termo inglês comply, que significa agir de acordo com as regras, o compliance pode ser definido como a atividade que tem como objetivo manter a organização em conformidade com leis, normas e regulamentos externos e internos.

 

Essa área mantém a importante missão de assegurar a ética e a boa conduta da empresa e de seus funcionários. Atenta à importância da prática, a Santillana Brasil está implantando o sistema de Compliance como apoio para a gestão dos negócios. De acordo com a gerente jurídica, Eunice Anoardo Molefas Nunes, a empresa enfrentava alguns desafios no relacionamento entre seus colaboradores e também com os demais públicos envolvidos antes da implantação. “A ausência do compromisso formal e treinamento dos colaboradores, prestadores, parceiros da empresa, facilitavam o descumprimento das normas internas e, sem o canal de comunicação, fatos e atos poderiam ser presenciados e não comunicados”.

 

Mas, a partir da implantação do compliance, a empresa percebeu ganhos e passou a otimizar seus processos. A gerente jurídica enfatiza: “Com a criação de um canal de comunicação, os colaboradores, prestadores de serviços, clientes, fornecedores e todas as pessoas que mantém relacionamento com as empresas da Santillana Brasil poderão fazer denúncias, sanar dúvidas ou apresentar sugestões e receberão respostas, além de melhorar a reputação da empresa no mercado perante clientes e fornecedores”.

 

Em contrapartida, para o sucesso da atuação da área em qualquer empresa, é preciso o comprometimento de todos os colaboradores e também da empresa, para seguir os valores e as normas definidas, zelando sempre pela imagem da companhia. Para isso, o primeiro passo é criar uma estrutura adequada, como alerta Eunice: “É necessária a formação de um grupo de trabalho que aprenda/entenda o que é o compliance, qual a importância para a empresa e para seus colaboradores e parceiros”, declara.

 

Dessa forma e apoiadas neste sistema, que visa ao cumprimento das normas internas e externas criando procedimentos de orientação, prevenção e tratamento de desvio de condutas ou práticas ilegais, a empresa só tem a ganhar. E, para isso, basta manter-se firme nesse propósito e, fundamentalmente, investir na comunicação como importante aliada para o engajamento de todos os colaboradores.