Voltar

Você sabe se comunicar no ambiente corporativo?

 

Graças aos avanços tecnológicos e às novas tendências do mercado de trabalho, o ambiente corporativo precisou se adequar à melhor forma de se comunicar, dando, assim, importância à comunicação oral e escrita. Isso porque notou-se que a comunicação no ambiente corporativo é tão imprescindível quanto aquela praticada com o público interno e os clientes. Afinal, transmitir mensagens claras e objetivas, é uma das maneiras de garantir engajamento e direcionamento às diretrizes da empresa.

 

Isso porque a dificuldade de se expressar é um problema recorrente, entre profissionais, e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que leva ao esforço inútil e sem foco. A informação mal transmitida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos.

 

Um bom exemplo é o aplicado na rede de lojas Magazine Luiza, que investiu em diversos canais de comunicação interna para o alinhamento das informações. A empresa tem como regra comunicar os passos importantes da companhia, com antecedência, aos seus colaboradores. Para isso, faz uso de seus veículos de comunicação interna (Portal Luiza, Rádio Luiza e TV Luiza) e dos momentos coletivos instituídos (Reunião Matinal, Rito de Comunhão, entre outros).

 

Mas, além das práticas corporativas ligadas à comunicação interna, os colaboradores devem, também, manter a atenção quando o assunto é comunicação interpessoal. Engana-se quem pensa que só a empresa precisa “se expressar” com excelência. É preciso estar ciente de que comunicar bem não é apenas transmitir ou receber determinada informação de forma adequada, pois, uma vez transmitida, a mensagem pode motivar ou desmotivar, informar, ensinar, educar e etc.

 

E pra você, o que garante uma comunicação mais eficaz?