Voltar

Você quer o sucesso agora ou pode ser amanhã?

Você já se sentiu ansioso ou ansiosa alguma vez no trabalho?

 

Caso a sua resposta tenha sido “não”, parabéns! Você pertence a uma espécie de raça em extinção. Isto porque as exigências do mercado de trabalho são tão grandes e cada vez maiores, que a ansiedade acabou se tornando uma das enfermidades mais comuns nos dias atuais.

 

Claro que pequenas ansiedades provocadas pela expectativa do que virá ou pelos resultados que serão colhidos é normal. Mas a dimensão delas tem adquirido proporções muito acima do que se poderia chamar de normalidade.

 

A sociedade de um modo geral acabou criando um padrão de sucesso que praticamente obriga os profissionais a se desdobrarem em multitarefas que precisam ser realizadas com excelência elevadíssima em um período de tempo mínimo.

 

Esta pressão, algumas vezes explícita, outras vezes velada, provoca um estresse que no médio e longo prazos é capaz de promover o efeito contrário ao que é desejado: baixa produtividade, falta de criatividade, alta irritabilidade e até mesmo absenteísmo provocado por doenças de origem emocional.

 

Em situações extremas, esse quadro desemboca em uma síndrome bastante comum nos dias de hoje: do pânico, levando profissionais a se trancarem em casa com medo de enfrentarem o mundo ameaçador que os aguarda fora das quatro pareces do seu quarto.

 

O mercado é assim e não vai mudar de hoje para amanhã, mas você pode mudar o mundo à sua volta e dentro de você. Não é fácil, mas é possível e, para o seu bem e da sua empresa, vale a pena tentar.

 

Seguem algumas dicas de especialistas em ansiedade e desenvolvimento humano:

 

  • Pense positivo – no fim dá certo e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim
  • Defina uma meta factível e fatie o todo em partes menores e de alcance mais rápido
  • Conheça seus limites e os respeite, aprendendo a dizer não quando necessário
  • Aprenda a pedir ajuda quando precisar, sem querer resolver tudo sozinho
  • Evite fazer comparações entre você, seus colegas, suas conquistas e as dos outros
  • Desenvolva suas habilidades de relacionamento humano e comunicação assertiva
  • Faça um esforço para eliminar as crenças limitadoras e que fazem pensar que você não é capaz e que não conseguirá fazer algo
  • Cuide bem da sua vida pessoal e familiar, tanto quanto se dedica à vida profissional

 

Colocando em prática estes pontos, aos poucos você vai poder controlar a ansiedade exagerada e vai aprender a lidar com ela quando o tempo do seu relógio começar a se mover tão rápido quando os personagens dos games de ação.