Voltar

Você conhece o conceito Ikigai?

 

 

Um dos principais ensinamentos da filosofia oriental revela que, para se tornar uma pessoa melhor é preciso começar pelo conhecimento interior. Carl Jung, que é considerado o pai da psicologia analítica, afirma: “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”. Aliado ao pensamento de Jung, o Ikigai, um conceito japonês que pode ser traduzido por “razão de ser”, revela a importância de o profissional lançar um olhar crítico para si afim de identificar o que lhe traz satisfação e sentido à vida.

 

Em outras palavras, o Ikigai pode ser definido como o motivo que nos faz acordar todos os dias. Os orientais acreditam que todas as pessoas têm uma razão de ser e que só ao descobri-la podem viver a felicidade plena. Dessa forma, identificá-la não é tarefa simples e requer um exercício de reflexão e  autoconhecimento.

 

Encontrar o sentido na vida e no trabalho perpassa pela avaliação de algumas características que, interligadas, podem revelar a resposta desejada. Identificar aspectos importantes como qual é a missão de vida, paixões, vocação  profissão, é fundamental. Outro exercício de percepção é relacionar o que valoriza na vida com as atividades desenvolvidas, isto é, descobrir o que é realmente significativo e importante e promover uma ligação com as atividades do trabalho, e, assim, encontrar um vínculo que estimule o aumento do bem-estar.

 

A busca interior por essas respostas exige coragem, porque reconhecer fraquezas e querer superá-las pode trazer mudanças significativas. Para auxiliar, o coaching pode ser um excelente caminho para se conhecer e ir em busca do seu propósito na vida.