Voltar

Tropeçar é um salto para o próximo passo

 

Recomeçar. A própria escrita da palavra traduz a essência da vida: começar de novo. Todos os dias damos início a algo diferente, embora na maioria das vezes possa parecer que estamos estacionados na mesma vaga, sem sair do lugar.

 

Tudo depende muito de como se encara a vida porque, de verdade, vivemos em uma permanente transformação, a começar pelas nossas células, continuando pelas experiências pessoais e terminando nos acontecimentos do mundo.

 

Hoje sempre será diferente de ontem e o amanhã se transforma no recomeço do que neste instante estamos planejando ou sonhando. Este é o ciclo da vida que se repete todos os dias, mas de formas diferentes.

 

Nos acomodamos nas situações durante um bom tempo e, quando olhamos para trás, às vezes parece que nada mudou e nem vai mudar. Este é um grande engano porque tudo pode ser alterado radicalmente em um único instante.

 

Uma demissão, por exemplo. Quem espera que ela aconteça? A maioria de nós supõe que as condições de trabalho vão durar muito e não se prepara para uma transformação que está em desenvolvimento e pode se concretizar no momento seguinte.

 

Pense agora em uma gravidez inesperada, um acidente grave ou uma doença complexa. São apenas alguns acontecimentos que alteram todo o rumo de uma vida, mas que não precisam necessariamente ser ruins. Ao contrário: podem significar o recomeço de uma nova vida.

 

As tristezas são inevitáveis, mas os sofrimentos não. Tudo depende da forma como encaramos as quebras de rotinas e os destinos diferentes que a nossa trajetória percorre.

 

É preciso estar preparado para enfrentar os finais de ciclos para recomeçar a jornada com a disposição de quem tem um mundo de oportunidades pela frente e só precisa abrir os olhos para enxergar.

 

São muitas as pessoas que perdem o emprego e se redescobrem em uma atividade completamente diferente da anterior. Profissionais abandonam seus cargos respeitáveis e teoricamente seguros para assumirem atividades autônomas e de remuneração incerta. E, ainda assim, sentem-se mais felizes.

 

Recomeçar é dar vida ao novo, é acreditar na transformação e aproveitar as oportunidades que ela traz, mesmo que o final da história seja desconhecido e parece pouco iluminado. Como dizia Steve Jobs, criador da Apple: “no futuro os pontos se ligam, mesmo que hoje não saibamos como”.

 

Dê chance a um novo começo todos os dias e se reinvente todas as horas.