Voltar

QUEM SOU EU? Edson Ferreira

 

Edson Ferreira de Souza tinha 36 anos quando resolveu cursar matemática. Começou a trabalhar com 13 anos de idade e não parou mais: foi vendedor de assinatura de livros, administrador, teve uma empreiteira com o irmão, foi dono de uma pastelaria, professor, e hoje, trabalha aqui com a gente, na Santillana Brasil, como Editor de didáticos – Matemática.

 

Com voz tranquila, Edson foi contando, aos poucos, toda a sua trajetória. Para conseguir entrar na universidade, ele fez um ano de cursinho. O resultado foi o melhor possível, ele conseguiu uma vaga na USP. Sempre com o apoio da família, cercado de muito amor e carinho, ele conciliou os estudos com o trabalho. Determinado e persistente, foi trabalhar no mesmo cursinho que ele estudou. Lá, ele começou como plantonista, foi efetivado como professor e ficou por 12 anos.  

 

Ao ser questionado sobre o que ele gosta de fazer nas horas vagas, Edson sorri e responde com um ar de orgulho e com os olhos brilhando “gosto de gravar vídeos de receitas com a minha filha Lucy”.

 

Lucy é a filha mais velha dele, ela tem 3 anos. E essa ideia de gravar vídeos surgiu quando ele começou a trabalhar aqui, na Santillana Brasil, incentivado por amigos do trabalho.

 

“O canal seria assim: eu falando as receitas e a Lucy ali, como coadjuvante. Só que foi tomando um rumo completamente diferente do que eu imaginava, a Lucy, logo de cara, foi ambientando com tudo e hoje ela quer se apresentar primeiro, ela fala quais são os ingredientes, então, eu vou falando o que dá e o canal é mais dela do que meu, ela sabe improvisar muito bem”, conta ele todo empolgado.

 

O nome do canal deles é Papai Ed e Lucy na cozinha. Aqui vai um vídeo pra você ver. É muito fofo. Quando você acabar, vai querer ver de novo e de novo:  

 

A família do Papai Ed

 

A grande inspiração do Ed é a sua esposa Juliana. Eles são casados há 15 anos. Juliana, nas palavras dele, é sinônimo de “força, humanidade e amor”. Eles têm, duas filhas, a “youtuber” Lucy e a Anna (que tem 7 meses). As duas nasceram de parto humanizado em casa. E essa foi a melhor experiência que ele viveu. O nascimento da primeira filha foi pura emoção. “A parteira disse pra eu chamar a minha filha, pois ela estava nascendo. Eu falei: vem filha. A parteira me interrompeu e disse: não, chama ela pelo nome e pensa no que você vai fazer quando ela estiver aqui fora, nos abraços, nos passeios, nas viagens, em tudo. Foi aí que eu falei: vem, Lucy! Ela nasceu e a coloquei com muito amor no meu peito.”

 

Que história, né!? Não tem como não se emocionar.

 

A Lucy vai ficar muito feliz quando crescer e ver todos os vídeos do canal imortalizados como recordações desse momento em família.  

 

Curiosidades sobre o Papai Ed:

  1. É compositor de músicas para crianças
  2. Toca um pouco de violão e está aprendendo a tocar piano (autodidata)
  3. É ele quem edita os vídeos do canal
  4. A Juliana, sua esposa, é a cinegrafista e a Anna, sua filha mais nova, fica do ladinho durante as gravações
  5. Os nomes das filhas foram inspirados em duas músicas dos Beatles: Lucy in the Sky with Diamonds e Anna (Got To Him)
  6. Um livro: O processo, de Franz Kafka
  7. Uma música: Coisas da Vida, Rita Lee
  8. Um filme: Um estanho no ninho, com Jack Nicholson
  9. O que traz alegria: a família
  10. Um recado: Deixe seu like, se inscreva no canal e ative o sininho > https://www.youtube.com/watch?v=1KfN12EdA2Y