A partir de 1990, tanto a psicologia, quanto o mundo corporativo nunca mais foram os mesmos para as pessoas em seus ambientes familiares e profissionais. Neste ano, dois psicólogos divulgaram uma nova teoria sobre o comportamento humano, baseada em seus estudos: a Inteligência Emocional.
Até este momento da história fala-se apenas na inteligência utilizada para resolver problemas. Pessoas eram consideradas mais ou menos inteligentes para contas matemáticas, gramática, história, ciências e todos os demais conhecimentos.
Este pensamento incomodava Peter Salovey, da Universiade de Yale, e John Mayer, da Universidade de New Hampshire, ambas nos Estados Unidos, que queriam entender porque alguém com grande inteligência para cálculos, por exemplo, sob pressão cometia enganos primários. E porque profissionais brilhantes não conseguiam ser mais produtivos para as empresas. Daí surgiu a teoria da Inteligência Emocional.
Este pensamento ganhou grande repercussão no mercado oito anos depois, quando Daniel Goleman lançou o livro Inteligência Emocional e conquistou estudiosos de todos os segmentos de atividades.
Este foi um pequeno resgate da história, mas o que você precisa saber de verdade é como a inteligência emocional pode te ajudar e como você pode desenvolvê-la para obter ganhos qualitativos em sua vida.
A expressão pode ser definida como “ser capaz de monitorar e regular os sentimentos próprios e os de outras pessoas, e de utilizar os sentimentos para guiar o pensamento e a ação”. No papel não parece difícil, mas colocar em prática é uma tarefa um pouco mais árdua.
Como controlar os sentimentos quando eles afloram sem aviso prévio nas mais diversas situações? Por exemplo, como administrar a raiva quando o seu gestor te dá uma “bronca”, na sua opinião sem razão aparente? E como gerenciar a paixão quando você trabalha ao lado de alguém que mexe com seu coração, mas não deve alterar sua produtividade?
Goleman, em 2002, apresentou resultados de pesquisas que indicavam que a inteligência emocional é responsável por cerca de 80% das competências que distinguem os líderes espetaculares dos demais. Segundo ele: “emoções em equilíbrio abrem portas”. Em desequilíbrio elas podem fechar portas e janelas.
Como não existem fórmulas mágicas para nada na vida, você deve disponibilizar um grande esforço pessoal para desenvolver, aos poucos, a sua inteligência emocional. Leia o artigo “Inteligência emocional no trabalho” e veja aqui como é possível obter resultados muito bons com algumas dicas valiosas:
• Antes de agir, procure identificar qual a emoção que está no comando: medo, raiva, amor, tristeza, felicidade, ...
• Analise o motivo dessa emoção surgir neste momento: está ligada a uma experiência do passado, a algo que aconteceu com um amigo, a uma crença pessoal que vem de longa data, ...
• Pense na possibilidade de reagir de forma diferente, mas não indiferente. Ignorar o sentimento não significa que ele não existe na sua vida e não vai alterar suas decisões. Entender o que você sente é o grande segredo
• Ressignifique os fatos e as pessoas envolvidas neles. Quando tudo parece desabar à sua frente como em uma implosão, pense nos aspectos positivos da reconstrução. E se as pessoas te incomodam e alteram o seu estado de humor, encontre o que elas têm de bom. A psicologia mostra que o que você não gosta no outro pode ser exatamente o que vocês têm de igual mas você não gosta ou o que ele tem de diferente que você gostaria de ter
• Analise as situações em que você agiu impulsionado pelos sentimentos sem controle e verifique as consequências. Imagine-se reagindo de outra forma o que você poderia ganhar. O estado de atenção favorece o controle das emoções
• Separe as pessoas dos problemas, incluindo você. Atue e reaja sobre as dificuldades a serem superadas e deixe de lado (mesmo que temporariamente) o que você sente pelas pessoas envolvidas. E não leve tão a sério o que dizem a seu respeito, porque você não é a interpretação dos outros. Você é bem mais do que isso.