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Promoção de cargo na empresa, o que avaliar?

 

Evoluir na carreira é a proposta de muitos profissionais, e para alguns, um dos melhores caminhos pode ser construído dentro da própria empresa. Isto é, a promoção de cargos pode estimular a evolução e significar novas oportunidades, mas em um mercado competitivo, em que a formação e habilidade dos integrantes da equipe são parecidas, atitudes e comportamentos podem contribuir para chamar a atenção do gestor.

 

É fato que o país vive uma crise econômica, com altas taxas de desemprego, porém, contrariando o que muitos imaginam, propostas de promoção existem e aceitá-las exige cautela. Isso porque o convite pode apresentar surpresas e não ser exatamente aquilo que se está à procura. Antes é preciso avaliar diversos aspectos da proposta, pesando prós e contras, e, sobretudo, caso a decisão seja positiva, o profissional deve ter o foco tanto nos resultados quanto no cliente.

 

Para auxiliar nesta decisão, confira algumas dicas de como avaliar a promoção de cargo na empresa:

  • Plano de carreira – a promoção deve estar alinhada ao projeto de carreira estabelecido e ter objetivos semelhantes, de acordo com a sua evolução profissional.
  • Avalie – observe a oportunidade como um todo, refletindo sobre os desafios do novo cargo, o pacote de benefícios, entre outros itens.
  • Remuneração – a decisão deve ser definida não apenas com base no valor oferecido, mas também em outros aspectos do trabalho.
  • Atribuições - é importante conhecer quais serão as responsabilidades no novo cargo e se terá condições de cumpri-las. Caso a nova posição exija outras habilidades, vale reconsiderar para não prejudicar a imagem profissional.
  • Recusa – caso avalie que não deva aceitar a proposta, comunique a decisão expondo-a de forma transparente,  justificando a decisão e explicando os motivos pelos quais adotou essa posição.