Voltar

Pessoas difíceis no trabalho: o que fazer?

 

Em geral, as pessoas passam boa parte do seu dia no trabalho, e nada melhor do que tornar esse período agradável para todos, principalmente no que se refere ao relacionamento interpessoal com os colegas. É natural estar em contato com pessoas de pensamentos e personalidades diferentes, e cabe a cada profissional saber gerenciar esses relacionamentos e extrair o melhor de cada pessoa.

 

Existem algumas regras de convivência que podem garantir o sucesso no trato com as pessoas do trabalho, mas é preciso ter em mente que não se pode mudar ninguém, mas, sim, se adequar a elas, para facilitar no contato diário. Confira as dicas:

 

1. Mantenha-se educado: esse é o momento de praticar a paciência e não se mostrar indiferente, pois a pessoa pode se irritar ainda mais e entrar em conflito inapropriado. Mantenha a educação e a compostura, sem agir por impulso ou emoção; isso o deixará equilibrado.

 

2. Coloque-se no lugar: tente compreender a pessoa e as dificuldades que ela vivencia. A partir disso, você passará a prever o comportamento dela e saberá agir de acordo.

 

3. Você é uma pessoa difícil?: faça uma auto avalição para perceber se você é uma pessoa difícil. Conheça-se melhor a cada dia, exercitando seu domínio próprio e mostrando seus valores.

 

4. Peça ajuda: em casos extremos, depois de já ter tentado de todas as formas educadas um bom convívio, e não conseguir, recorra ao apoio do superior da equipe ou do Departamento de Recursos Humanos da empresa. Uma ajuda externa pode ajudar.