Voltar

Fuja dos acidentes!

 

São comuns, em muitas empresas, regras e normas de segurança, assim como uma equipe de segurança do trabalho. Quer seja no ambiente profissional, em casa, ou na vida, manter-se atento às atitudes pode ser um passo para evitar acidentes. Isso porque, em geral, as pessoas não percebem que uma simples ação pode ocasionar prejuízos, ou mesmo acidentes.

 

Por vezes negligenciados por profissionais, os aspectos ligados à segurança passam despercebidos e, muitas vezes, podem ter impacto em suas vidas, por isso, é importante valorizar e aceitar as normas estipuladas, como é exemplo o caso de uma empresa que orienta seus colaboradores a subirem as escadas com a mão apoiada no corrimão.

 

Em geral, as pessoas não costumam antecipar possíveis situações e comprometem, assim, a sua segurança e a das demais pessoas. Por isso, adotar um comportamento seguro, que considere os riscos de determinada atitude, é o melhor caminho. Outra medida é observar as regras do ambiente, respeitando normas, procedimentos e demais orientações.

 

A máxima “prevenir é melhor do que remediar”, faz total sentido, uma vez que, ao desobedecer a determinada norma, o profissional pode sofrer sanções, como o afastamento do trabalho; ter problemas de saúde; ou, em casos mais graves, comprometer a própria vida. É preciso colocar a segurança como prioridade, tornando-a parte não apenas do ambiente profissional, do lar, mas da vida em geral.