Voltar

Eu também quero participar: a importância do conhecimento político

 

Em tempos de eleições, fala-se muito em política, direitos, deveres e cidadania. Porém, muita gente não entende bem o que tudo isso significa na vida particular. Essa questão não é algo difícil de solucionar, basta que haja interesse no conhecimento desse conceito, para então definir uma opinião.

 

Pensando nisso, a Editora Moderna lançou esse ano o livro “Eu também quero participar! – Cidadania e política aqui e agora”. Escrito por Caia Amoroso e Januária Cristina Alves, a obra convida o leitor a perceber que a política pode fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para a criação de uma sociedade mais justa para todos. O livro ressalta a importância da participação ativa de todos e principalmente dos jovens, que são o futuro de toda e qualquer nação.

 

A obra incentiva os jovens a pesquisar mais e aprender, entendendo que não existem apenas pessoas corruptas e que é possível fazer política de um jeito mais participativo, consciente, útil e sem violência. Ajuda a perceber que o exercício dos deveres e direitos, enquanto cidadãos, pode sim estar preservado. A leitura é indicada para crianças a partir dos 11 anos de idade e mostra que a política influencia na vida e no cotidiano de cada pessoa, e que por isso, deve se ter a consciência do interesse no assunto.

 

Cidadania constitui do conjunto de direitos e deveres de cada pessoa e, ao longo dos tempos, esse conceito ampliou-se, englobando também valores sociais. Por isso, a participação dos jovens em partidos oficiais da política, ou mesmo apenas em projetos que envolvam postura efetiva e atuante, mostra que essa participação é essencial para mudar a história de qualquer país, principalmente, do Brasil.

 

A crise política que alarma o país sempre esteve em pauta, e é exatamente por isso que a informação a ser buscada sempre deve ser íntegra para que se possa analisar corretamente os acontecimentos. É preciso buscar ética na política, pois o político eleito, deve ter ações dirigidas ao bem público, mesmo que isso não seja fácil definir.

 

Todo o conhecimento adquirido em relação a política deve ser levado em consideração na hora de votar, pois um voto consciente elege pessoas com moral ética, que mostram ao povo que o elegeu a capacidade de defender e se preocupar com o bem comum de toda a sociedade.

 

Essa ciência política só se adquire mesmo pelo estudo e interesse em conhecer o assunto. E só com uma boa educação que se consegue ter um futuro mais justo e proveitoso. A Moderna apoia e incentiva o conhecimento e por isso, reforça que nesse próximo domingo, 5 de outubro, vote consciente e com seriedade.

Anterior