A Editora Moderna, fundada em 1968 é líder de mercado no segmento de livros didáticos para escolas públicas e privadas. Mas, além disso, ela também produz livros paradidáticos, literatura de ficção e não-ficção. Somente em 2014 são até o momento 241 títulos, que representam 122 páginas produzidas/por dia útil. Um verdadeiro feito, se levarmos em conta a equipe enxuta, composta por 14 pessoas.
Os primeiro livros de literatura da Moderna foram publicados na Bienal do Livro de 1980. Entre os autores estavam Cecília Meireles, Giselda Laporta Nicolelis e Joel Rufino dos Santos. Os títulos eram “Olhinhos de gato”, “Um dono para Buscapé” e “O soldado que não era”. Obras que ainda estão em catálogo, com exceção do livro “Olhinhos de gato”, de Cecília Meireles.
Atualmente, o livro mais vendido da Editora Moderna é o aclamado “A droga da obediência” – de Pedro Bandeira. Outro destaque é o grande sucesso da coleção infantil da Peppa.
A Moderna possui um catálogo variado, que conta com a presença dos mais renomados autores de literatura infantil e juvenil brasileiros. Ao todo são cerca de 730 títulos lançados nos últimos dois anos.
Paralelamente, também do Grupo Santillana Brasil, a Editora Salamandra, fundada em 1980, se dedica à publicação de literatura e livros interativos para crianças, desde bebês até 12 ou 13 anos de idade. São cerca de 468 títulos publicados em 2013 e 2014 pela Salamandra.
Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, a Editora Moderna firmou contratos de exclusividade com renomados autores brasileiros: Eva Furnari, Pedro Bandeira e Walcyr Carrasco. A Salamandra, por sua vez, conta com a prestigiada Ruth Rocha, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil.
Juntos, os catálogos de Literatura Infantil e Juvenil, das Editoras Moderna e Salamandra, constituem cerca de 1.198 títulos, um conjunto de leituras de qualidade que acompanham o leitor desde seus primeiros passos até sua formação.