Voltar

Do sonho à realidade: 8 etapas poderosas

 

Começar um novo ano tem um aspecto emocional muito significativo para todos nós. É como se, de verdade, estivesse começando um novo ciclo de vida completamente diferente do anterior.

 

Na prática, dia 31 de dezembro caiu em um domingo e o ano começou no dia seguinte, que é o que acontece todas as semanas, com todos os meses do ano: um dia após o outro. Mas não importa, porque o mais relevante é o poder do que você sente nesta época: uma sensação de que tudo será novo e que pode realizar seus novos planos para o futuro.

 

Um ditado antigo diz que “querer é poder”. De acordo com a física quântica é mesmo. A força do pensamento é capaz de gerar uma energia tão intensa que facilita a realização de atividades que antes pareciam muito distantes de acontecerem.

 

Então é hora de aproveitar esse estado de espírito positivo e toda a sua força criadora para colocar em prática um planejamento para 2018. Bem, esperamos que você tenha feito um planejamento, porque sem ele dificilmente se consegue concretizar os objetivos.

 

Seguem oito passos simples, mas fundamentais, para que você realize tudo o que deseja:

 

1. Planejamento – registre o que você pretende realizar no ano e mantenha em um local visível que você possa olhar todos os dias. O executivo de empresas e palestrante, Carlos Júlio, tem por hábito colocar o seu plano em uma folha de papel grudada na porta do armário. Assim, todos os dias, enquanto se prepara para sair, ele pode estruturar o que vai fazer para andar nesta direção

 

2. Realismo – seja realista e estabeleça metas realmente importantes para a sua vida e que sejam factíveis. É ruim quando nos propomos a fazer algo inalcançável, porque logo de cara temos que lidar com a frustração do fracasso. Por exemplo: “quero reduzir meu peso em 15 quilos no próximo mês” ou “vou juntar dinheiro para comprar à vista uma casa na praia neste semestre”.

 

3. Prazos – tudo o que se faz sem uma data determinada para acabar tende a não ser feito. É bastante comum começarmos o ano com a promessa de praticar exercícios físicos, mas não estabelecer a partir de quando. Isso abre a possibilidade de você adiar o compromisso todos os dias, pensando que ainda falta muito tempo até o final do 2o semestre.

 

4. Alternativas – em paralelo à definição dos prazos, estabeleça a maneira como vai fazer. Exemplo: começar a praticar exercícios físicos no próximo dia 15, em uma academia próxima ao meu trabalho; ou poupar X em cada mês reduzindo a quantidade de jantares em restaurantes.

 

5. Disciplina – proponha-se a fazer algo e cumpra um certo ritual cotidiano, seja ele qual for. Escritores, por exemplo, dizem que o segredo para produzir um livro é escrever um pouco todos os dias, no mesmo horário. Assim, a obra literária não fica inteiramente refém da inspiração, mas também se desenvolve com muita transpiração.

 

6. Determinação - Evite a palavra “tentar” porque quem tenta em geral não consegue. Seja mais assertivo escrevendo na sua lista e dizendo todos os dias “vou fazer”, para que o seu cérebro entenda o compromisso que está assumindo com você.

 

7. Superação – Nada é tão simples quanto nós gostaríamos que fosse, nem tão difícil que não se possa conseguir. Os compositores Ivan Lins e Vitor Martins, na música “Novo tempo”, falaram de “um novo tempo, apesar dos perigos, estamos na luta...”. Este deve ser o seu pensamento: “apesar das dificuldades que certamente surgirão, vou superá-las e seguir em frente dentro do meu planejamento”.

 

8. Você – Lembre-se que para colocar em prática o seu plano de vida para este ano, você depende de “você”. Doente, cansado, estressado ou sem energia não será possível se entregar às atividades diárias. Cuide da saúde do corpo praticando atividades físicas regularmente. E alimente a alma focando no desenvolvimento da sua espiritualidade, seja lá como for. A pessoa é inteira quando equilibra corpo e mente de forma saudável.

 

Por fim, pense em não deixar por conta do acaso este seu plano de ano novo. Não é pouca coisa: você está falando do seu projeto de vida. Faça com que ele aconteça pela sua força de vontade.

 

Feliz ano novo!