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Diversidade de pensamento entre colaboradores é vantagem para empresas

 

Boa parte das empresas já se deu conta de que promover a diversidade de gênero, raça e orientação sexual em seu quadro de colaboradores faz bem. O resultado é positivo não apenas por melhorar a imagem pública da empresa, mas também do ponto de vista prático. A pluralidade é produtiva e faz com que as companhias cresçam. 

 

Agora, o mercado precisa se atentar para outro ponto, especialmente importante nos dias de hoje: a diversidade de pensamento. 

 

A pluralidade também é positiva no que diz respeito ao modo como os colaboradores enxergam o mundo ao seu redor. Ela tende a promover um diálogo mais qualificado e frutífero. 

 

Esse tipo de política costuma encontrar resistência em muitas organizações. Primeiro, pois a diversidade de pensamento não é percebida facilmente. O segundo motivo é que gestores tendem a preferir contratar pessoas que têm opiniões semelhantes às deles. 

 

A homogeneidade de ideias reduz as chances de a companhia compreender a fundo o mercado em que atua. O mundo é feito de pessoas de diversas opiniões, e isso é bom. Para atuar neste universo, a empresa tem de ser composta pelas várias matizes de pensamento também. 

 

Quando debatemos com pessoas que pensam de maneira diferente, precisamos nos preparar melhor, com argumentos e dados. Por outro lado, quando lidamos com pessoas que sempre concordam com o que dizemos, podemos abrir mão disso. 

 

O mundo está muito dividido. As companhias que souberem aproveitar da multiplicidade de opiniões sairá na frente da concorrência sempre.