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Discussão política no ambiente de trabalho

 

 

O ambiente corporativo é formado por diversos tipos de profissionais, com características únicas e opiniões divergentes. Diante do cenário do país, em que se evidencia a todo momento o assunto relacionado à política, os debates têm sido uma realidade e chegado aos departamentos dividindo opiniões. Mas surge uma questão: Será, o ambiente de trabalho, um local adequado para discutir o assunto?

 

Com o convívio diário e as novidades expostas nas redes sociais ou portais de notícia, é natural o tema vir à tona, mas, de acordo com alguns profissionais de etiqueta corporativa, o ideal é evitar discussões acaloradas. Isso porque é possível se deparar com opiniões contrárias, inclusive do próprio gestor. O importante é manter a educação e o respeito à opinião dos demais. Caso contrário, a imagem do colaborador pode ficar prejudicada no ambiente de trabalho.

 

Assim como manter uma opinião intransigente pode atrapalhar, o profissional que não se expressa pode ser visto como pessoa alienada ou sem assertividade. Nessas horas, o melhor é agir com bom-senso e, se não quiser se envolver, apenas revele o seu conhecimento sobre o assunto e seja abrangente.

 

Para preservar a boa imagem profissional, confira algumas dicas de como lidar com conflitos ideológicos:

 

  • Antes de tudo - Aprenda a conviver com as diferenças, cultivando o respeito.
  • Durante a discussão - Ouça uma opinião diferente, mas não tente convencer os outros quanto à sua posição. Da mesma forma que você não precisa se deixar convencer.
  • Seja profissional - Saiba separar a opinião política do seu colega e as tarefas. Evite que as questões ideológicas afetem as atividades internas dificultando o trabalho.