Voltar

Comemorações na empresa: um investimento na motivação da equipe

 

Em muitas empresas brasileiras, as comemorações por metas e resultados alcançados se limitam às festas de final de ano. Vale a pena, no entanto, tornar mais frequentes as ocasiões para celebrar o desempenho positivo de uma organização.

 

Uma boa periodicidade para realizar este tipo de evento comemorativo é a cada três meses, por exemplo. Isso é tempo suficiente para medir a performance, corrigir o que está errado, pensar o que se deve mudar e, claro, comemorar o que tem dado certo.

 

A falta de verba para levar a equipe inteira a um hotel no interior ou realizar uma festa em um grande buffet não precisam servir de desculpa para que nada seja feito. Um simples lanche no escritório ou um happy hour no bar ao lado podem fazer as vezes de confraternização empresarial.

 

As comemorações são boas para reconhecer o trabalho da equipe e manter a motivação alta. Está mais do que provado que colaboradores que têm seu desempenho apreciado publicamente têm mais engajamento com a organização.

 

Além disso, esse tipo de evento é uma ótima maneira de promover a integração entre os membros da equipe. Novos colaboradores, por exemplo, costumam sair mais enturmados deste tipo de comemoração.

 

Vale lembrar que as celebrações não precisam ser apenas em relação aos resultados da empresa. Datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa e Natal podem ser bons pretextos para uma confraternização entre colegas.

 

Os aniversários dos colaboradores também podem ser lembrados com um bolo ao fim ou ao começo do expediente. Nada que tire o foco do trabalho que precisa ser feito, mas uma quebra na rotina que pode ser positiva para o bom ambiente de trabalho.

 

Outro clássico é o coffee break entre palestras e atividades que fogem ao cotidiano empresarial. Esta é uma opção barata e agradável, que serve de pretexto para que as pessoas conversem, se conheçam melhor e voltem mais motivadas ao trabalho.

 

Em suma, as comemorações devem ser vistas como um investimento, e não um gasto na empresa. Colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho rendem mais e tendem a ficar mais tempo na organização.

 

Cabe uma ressalva: evite promover comemorações que contemplem apenas um setor, deixando os outros de lado. A equipe de vendas pode ter tido um excelente desempenho, e os resultados de outras áreas podem não ser tão facilmente mensuráveis.

 

Entretanto, cada departamento tem sua importância na empresa e deve ser lembrado também na hora de reconhecer o que se atingiu.

 

Afinal, quem produz os resultados são as pessoas. Comemore com elas o que tem sido feito.