Há quem diga que o Carnaval surgiu na Roma antiga, onde haviam festas para homenagear o Deus Saturno: eram as chamadas saturnais. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar.
No Brasil, com influência das festas carnavalescas da Europa, ocorriam desfiles de rua, nos quais as pessoas usavam máscaras e fantasias, e ainda decoravam seus carros e saiam em grupos. Com o passar dos anos, cresceu e tornou-se popular com as marchinhas carnavalescas.
No século XX, surgiram as primeiras escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, trazendo esses grandes desfiles cheios de beleza e brilho. Já no Nordeste, especialmente na Bahia, manteve-se o costume do carnaval de rua, incluindo a animação dos trios elétricos.
Divirta-se. Mas com cuidado!
- Beber bastante água e sucos naturais é essencial para manter o pique durante a festa;
- Procure fazer refeições leves, como saladas ou lanches naturais, evitando frituras ou comidas pesadas e gordurosas. Frutas são ótimas para aquele período entre as refeições;
- Prefira usar roupas leves, sandálias baixas e tênis;
- Ao sair de casa, leve apenas um documento com foto e o dinheiro necessário;
- Ao sair em grupo de amigos, marquem um ponto de encontro, caso alguém se perca, principalmente se estiver fora da sua cidade.