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As lições das empresas cinquentenárias e centenárias

 

 

 

 

No Brasil, a maior parte das empresas fecha em menos de cinco anos. A forte concorrência, a instabilidade econômica, a constante mudança do mercado… São muitos os motivos que dificultam a longevidade dos empreendimentos no país. 

 

Assim, o que os gestores das empresas mais jovens podem aprender com companhias que atingiram marcas importantes, como 50 ou 100 anos de história? 

 

No mês de outubro, a Editora Moderna completa meio século de idade. Além das merecidas comemorações, vamos também fazer o que temos feito de melhor nesses 50 anos: compartilhar o conhecimento que adquirimos. 

 

Fundada pelo professor Ricardo Feltre, a Moderna teve responsabilidade direta na formação de diversas gerações de leitores, ao oferecer livros didáticos, literatura infantojuvenil e materiais de apoio pedagógico modernos, atraentes e com foco na realidade dos alunos. 

 

Para chegar aos 50 em uma posição de destaque e com tamanha visibilidade no mercado editorial, a editora precisou justamente se manter moderna ao longo dos anos, adaptando-se às constantes transformações das necessidades educacionais do país, sempre com a missão de construir uma sociedade melhor por meio da educação. 

Evolução da marca da Moderna durante 50 anos.

 

É por isso que uma das principais lições que a história da Editora Moderna pode oferecer é a capacidade de se reinventar, sem nunca perder de vista a principal vocação da empresa. Quando há convicção a respeito da missão de uma companhia, é mais fácil ter firmeza no caminho, ainda que sejam necessários alguns ajustes de rota ao longo do tempo. 

 

Parte disso é a preservação da história. Para chegar longe, é preciso saber de onde veio. As empresas mais experientes sabem quais são suas origens e valorizam cada passo que as levaram aonde estão agora. 

 

Outra característica das empresas longevas, compartilhada por companhias como IBM, Siemens e Sicredi, que atuam há mais de 100 anos no Brasil, é a visão de longo prazo. Para perdurar em um negócio por muitas décadas, não basta planejar os próximos anos. É preciso pensar grande.

 

O compromisso com a comunidade é outro fator fundamental na prosperidade duradoura. Uma empresa cresce muito mais se o seu entorno se desenvolve junto dela. A responsabilidade social deve estar sempre presente, desde o início.

 

Por fim, é imprescindível estar atento às inovações, e saber diferenciá-las dos modismos. Ao longo dos anos, muitas tendências impressionam o mercado. Algumas delas são passageiras e não trazem nada de realmente novo. Outras, modificam a vida das pessoas para sempre. 

 

No fundo, o segredo para a longevidade empresarial é saber manter a modernidade sem esquecer o passado. Como a Editora Moderna vem fazendo há 50 anos.