Voltar

Aposentadoria já! Porque não?

 

De um modo geral, o brasileiro não está entre os povos que mais se preocupam em se preparar financeiramente para o futuro, pensando em sua aposentadoria.

 

No entanto, esta realidade tem se modificado gradualmente e hoje, mais do que no passado, vem aumentando o número de pessoas que se estrutura adequadamente para enfrentar uma nova fase em sua vida: a de aposentado.

 

O país vive às voltas com um novo modelo de previdência social que pretende obrigar o brasileiro a trabalhar e contribuir por mais tempo, para alcançar uma aposentadoria restrita a um patamar quase sempre insuficiente para manter o mesmo padrão de vida do profissional da ativa.

 

Há vários aspectos que precisam ser considerados quando o assunto é aposentadoria: como viver com uma renda mais baixa, o que fazer com todo o tempo livre que vai sobrar e qual o período ideal para deixar de trabalhar são apenas alguns deles.

 

Para muita gente, aposentar-se aos 65 anos de idade não é um projeto muito estimulante. Essas pessoas preferem desenvolver um plano para se aposentar precocemente e aproveitar o que a vida oferece enquanto os anos não pesam sobre as costas.

 

Por isso, seja qual for o seu caso, seguem algumas orientações que podem te ajudar a se aposentar mais cedo, a parar de trabalhar temporariamente e depois retomar sua profissão ou simplesmente complementar sua aposentadoria.

 

Comece por definir os sonhos que movem a sua felicidade. Pense o que você quer fazer para garantir uma vida com qualidade e mantenha o foco sobre eles.

 

Em seguida, coloque tudo isso dentro de um calendário de médio e longo prazo. Defina quanto tempo você pretende dedicar ao trabalho e a partir de quando deseja começar a fazer outras coisas sem o compromisso profissional diário.

 

Coloque no papel todas as suas despesas e classifique quais são indispensáveis e aquelas que podem ser cortadas ou reduzidas. Na sequência, confronte o resultado com as suas receitas. O segredo é você gastar sempre menos do que ganha e controlar essa relação com todas as suas forças.

 

Com o saldo positivo das contas, comece imediatamente a aplicar a sobra em investimentos seguros que possam complementar sua aposentadoria oficial. Pode ser um plano de previdência complementar ou outro tipo de investimento, esta é uma decisão sua, mas faça as contas para verificar o que vale mais a pena.

 

Deixe aberta a possibilidade de utilizar suas habilidades para complementar sua renda quando necessário, por exemplo oferecendo algumas aulas particulares, preparando comidas congeladas ou consertando coisas quebradas. Você pode fazer isso até mesmo enquanto viaja a lazer, por exemplo.

 

E lembre-se: se depois de se aposentar você não conseguir se acostumar com o ócio ou precisar de mais dinheiro para viver, sempre é possível retornar ao mercado de trabalho de maneira formal ou informal.